Novembro Azul: Secretaria de Estado de Saúde reforça a campanha de prevenção ao câncer de próstata e alerta para importância da saúde do homem
Em comparação ao ano passado, população masculina procurou 30% a menos a rede estadual de saúde para realizar exames de prevenção e diagnóstico da doença. Parceria com UERJ assiste pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença
No mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Secretaria de Estado de Saúde reforça as mobilizações pela campanha Novembro Azul, movimento mundial, e faz um alerta pela importância do cuidado com a saúde do homem. Atenta à importância da prevenção da doença, a rede estadual de saúde disponibiliza, através do Rio Imagem, exames de ultrassonografia e biopsias de próstata. Para fazer os exames, os pacientes precisam buscar uma unidade básica de saúde de seu município, que fará diretamente o agendamento. De janeiro a outubro de 2015, foram realizadas 2.948 ultrassonografias e 776 biopsias no Centro de Diagnóstico por Imagem. Esses números, no entanto, refletem uma redução de aproximadamente 30% nos exames, se comparado ao ano anterior. No mesmo período de 2014, a unidade contabilizou 4.178 ultrassonografias e 1.079 biopsias realizadas.
– A saúde do homem deve ser levada tão a sério quanto à saúde da mulher. E quanto antes for diagnosticado e dado início ao tratamento, maiores são as chances de cura da doença, que podem chegara até 90% – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.
Outra importante iniciativa da SES é a parceria com o Centro de Atenção à Saúde do Homem, do Serviço de Urologia da Universidade do Estado do RJ (UERJ). O Centro de Tratamento de Câncer de Próstata funciona na Policlínica Piquet Carneiro, no Maracanã, onde pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença recebem tratamento adequado ao seu quadro clínico: vigilância ativa, radioterapia, cirurgia ou bloqueio hormonal. Também são realizadas atividades voltadas à saúde do homem, como, por exemplo, o planejamento familiar, a prevenção e tratamento de DSTs e da disfunção erétil.
– É uma parceria que visa a melhoria da qualidade de atendimento, focando na prevenção primária e o diagnóstico precoce, com impacto positivo na saúde da população como um todo – destaca a subsecretária de Atenção à Saúde da SES, Monica Almeida.
Um fator de risco importante para o câncer de próstata é a idade, uma vez que tanto a incidência, como a mortalidade, aumentam significativamente após os 50 anos. Por isso, o tipo é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de ¾ dos casos, no mundo, ocorrem a partir dos 65 anos, de acordo com o INCA. Outro sinal de alerta é o fator genético/hereditário: pais e irmãos que desenvolvem câncer de próstata antes dos 60 anos, aumentam de três a dez vezes o risco de se ter a doença, comparado à população em geral.
Sobre o câncer de próstata – O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, depois dos tumores de pele não melanoma, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o INCA. Estima-se que, a cada seis homens, um é portador da doença. Por ano, 69 mil novos casos são diagnosticados, um acada 7,6 minutos. O câncer ocorre quando as células da região começam a se multiplicar de forma desordenada e ela fica, então, mais endurecida. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto. Possui o tamanho de uma castanha e produz cerca de 70% do sêmen, líquido que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual.
Novembro Azul – A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, junto às comemorações pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Idealizado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o movimento está inserido no calendário nacional de campanhas de prevenção no país, e é referência na missão motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br