Teresópolis participa de exercício simulado de desocupação em áreas de risco e teste sirenes em novembro
Teresópolis, 1º de novembro de 2012 – Em novembro, a Defesa Civil de Teresópolis realizará duas importantes ações de prevenção neste período que antecede a ocorrência de chuvas fortes. No dia 10, acontecerá o teste mensal para checar o funcionamento das 23 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme implantado pelo Governo do Estado em treze comunidades. A ação de rotina tem como objetivo checar os equipamentos e localizar os problemas de comunicação que possam existir, para imediata correção.
Já em 29 de novembro, Dia Estadual de Redução de Desastres, seguindo determinação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, o Município realizará um exercício simulado de desocupação em 19 comunidades, na cidade e no interior. Com o auxílio de agentes da Defesa Civil e lideranças comunitárias treinadas, a população das áreas de riscos de deslizamentos e de alagamentos em época de chuva forte será encaminhada para pontos seguros mapeados na região.
A ação acontecerá nas comunidades que contam com sirenes ou só com NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Nos locais com o Sistema de Alerta e Alarme os equipamentos serão acionados, solicitando que os moradores deixem suas casas e se dirijam aos pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil e que funcionam em escolas, igrejas e centros comunitários.
A Defesa Civil já está percorrendo as comunidades a fim de mobilizar os moradores para que participem do exercício de prevenção. Na próxima segunda-feira, 5, voluntários do órgão participarão de uma reunião preparatória, às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca.
“Desde que assumimos a Secretaria temos trabalhado na mobilização e na capacitação dos moradores de áreas de risco, para que eles saibam como proceder em situações críticas. Esse simulado servirá também para avaliar a atuação das lideranças comunitárias treinadas na mobilização dos moradores”, salienta o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, coronel Roberto Silva.
Núcleos de Defesa Civil
A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil dá continuidade à instalação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) nas áreas de risco do município, cuja finalidade é desenvolver um processo de orientação permanente junto à população. Para isso, os moradores são treinados para atuar na prevenção e minimização dos riscos e desastres nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos de encostas e de alagamentos em época de fortes chuvas.
Atualmente Teresópolis conta com NUDECs implantados em 17 comunidades, na cidade e no interior, reunindo 227 voluntários treinados. Encontra-se em fase final de implantação o NUDEC do bairro de Santa Cecília, na zona urbana.
Sistema de Alerta e Alarme
Contando atualmente com 23 sirenes instaladas em 13 comunidades em Teresópolis, o Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil Estadual consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Por meio de aparelhos celulares eles serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros predeterminados pela Defesa Civil.
Monitoramento do tempo
A Defesa Civil de Teresópolis implantou em agosto de 2012 uma sala de monitoramento para divulgar, com antecedência, a previsão do tempo para os dias seguintes. Boletins e alertas meteorológicos do Grupo de Previsão e Monitoramento do SIMERJ – Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro, bem como do 6º Distrito de Meteorologia do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, são repassados diariamente para os órgãos de imprensa, bem como para os agentes de Defesa Civil e dos NUDECs, numa importante ação de prevenção, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes.
Além disso, a previsão do tempo pode ser conferida no site da Prefeitura de Teresópolis – http://www.teresopolis.rj.gov.br.
Sistema de Alerta de Cheias
A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) implantaram em Teresópolis o Sistema de Alerta de Cheias. Composto por estações pluviométricas (que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios) e pluviofluviométricas (que medem a capacidade de vazão dos cursos d’água), o sistema funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios para a central de processamento de dados do INEA por telemetria (SMS celular).
Segundo o INEA, em Teresópolis, o sistema terá ao todo seis estações, que vão fornecer dados em tempo real sobre precipitação e nível dos rios. Cinco estações já estão funcionando (Caleme, Comary, Fonte Santa, Meudon e Prata) e os dados podem ser consultados no site do INEA (http://inea.infoper.net/inea/ ).
Segundo o INEA, em Teresópolis, o sistema terá ao todo seis estações, que vão fornecer dados em tempo real sobre precipitação e nível dos rios. Cinco estações já estão funcionando (Caleme, Comary, Fonte Santa, Meudon e Prata) e os dados podem ser consultados no site do INEA (http://inea.infoper.net/inea/
FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis