Dia da Nutrição: Alimentação nutritiva em hospitais ajuda na recuperação de pacientes
Programa da Secretaria de Estado de Saúde oferece alimentos saudáveis,
com apresentação atrativa, visando melhor aceitação dos pacientes
Que uma alimentação rica em nutrientes traz benefícios para a saúde não é segredo para ninguém. No Dia da Nutrição, nutricionistas da Secretaria de Estado de Saúde lembram que, quando o assunto é tratado em ambiente hospitalar, a atenção deve ser redobrada. Isso inclui a implementação de alternativas mais atrativas para estimular a alimentação, como cardápios com sabores e apresentação especiais.
Na maioria dos casos, os pacientes hospitalizados apresentam dificuldades em atingir suas necessidades calórico-proteicas devido aos mais variados fatores, como a doença de base, dor, vômitos, náuseas, ansiedade e depressão. Diante desse cenário a nutrição hospitalar procura oferecer refeições nutritivas, balanceadas, individualizadas, respeitando as preferências e aversões alimentares dos pacientes.
– Uma alimentação equilibrada é extremamente importante e, muitas vezes, vital para o restabelecimento dos pacientes, podendo assim, reduzir o tempo de internação, diminuir os riscos de complicações clínicas de infecções e os índices de mortalidade, afirma Francilene Almeida, nutricionista da equipe de Hotelaria Hospitalar e Gestão do Cuidado, da Assessoria de Humanização, da Secretaria de Estado de Saúde.
A apresentação de cores e o aroma é um dos artifícios utilizados para incentivar a alimentação, principalmente na assistência pediátrica. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde, o Programa de Alimentação Divertida, em que o preparo dos alimentos tem o compromisso nutricional, mas também visual, tem demonstrado benefícios.
– A equipe de nutrição utiliza formas para cortar alguns legumes, ou ainda modelar as proteínas em formatos geométricos, em formas de estrela, coração, entre outros. Isso tudo para fazer com que as crianças tenham mais interesse pelo cardápio oferecido. A ação já acontece em três unidades da rede estadual: Hospital Albert Schweitzer, Hospital Rocha Faria e Hospital Carlos Chagas, e está sendo introduzida no Hospital Getúlio Vargas.
Além do preparo da refeição, com alimentos coloridos e saudáveis, as embalagens também são decoradas com personagens infantis. A coordenadora da nutrição do Hospital Estadual Carlos Chagas, Silvana Camello, afirma que desde que as refeições servidas na pediatria foram adaptadas ao formato proposto pelo Programa de Alimentação Nutritiva, a aceitação dos pacientes é muito melhor, gerando ganhos nutricionais.
O diferencial da alimentação também é estendido ao cardápio oferecido em datas comemorativas, como a Páscoa, Natal, Dia das Crianças, entre outros.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br