Livro alerta para o risco de algumas plantas para as crianças
Pesquisa mostra que 58 escolas do Rio de Janeiro tinham alguma planta tóxica
No dia 17 de junho, às 14h, será lançado o livro “Plantas Tóxicas ao alcance de crianças: transformando risco em informação” dos autores Rosany Bochner; Judith Tiomny Fiszon e Maria Aparecida de Assis, no Solar da Imperatriz, Rua Lopes Quintas, 2040 – Horto (Jardim Botânico/RJ). O livro é uma parceria do Instituto Vital Brazil e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O objetivo é levar informação às escolas públicas do Rio de Janeiro, em especial crianças menores de 10 anos e seus professores.
Vocês sabiam que de cada dez casos de intoxicação por plantas tóxicas registradas no Brasil, seis ocorrem com crianças menores de 10 anos, e que 84% do total dessas intoxicações são acidentais? Com essa pergunta, os autores iniciam “Plantas Tóxicas ao alcance de crianças: transformando risco em informação”. O livro é resultado de uma pesquisa realizada em 69 escolas municipais do Rio de Janeiro entre 2008 e 2010. Dessas, 58 escolas apresentaram mais de 20 espécies de plantas que significavam algum risco aos pequenos.
Espada-de-são-jorge, jiboia, comigo-ninguém-pode, aroeira e tinhorão são citadas pelos autores como as plantas mais fáceis de serem encontradas e principais causadoras de acidentes. “São plantas bonitas e fáceis de encontrar que podem causar desde uma simples lesão na mucosa da pele até algo mais sério como dificuldade de visão, asfixia, alucinação, distúrbios cardíacos e outros que podem levar à morte”, explica Rosany.
Além de fotos, o livro apresenta informações sobre a planta, suas partes tóxicas e os sintomas da intoxicação e pode ser explorado em aulas de ciências ou como base de trabalhos e discussões em grupo. “Plantas Tóxicas ao alcance de crianças: transformando risco em informação” será distribuído em escolas públicas municipais e estaduais e também será vendido pela Editora Rio Books. Esse é o primeiro livro que será lançado com o selo da editora Vital Brazil.
Em caso de acidentes, o responsável deve buscar atendimento especializado (se possível, levar a planta (ou foto) para facilitar a identificação). Informações no Disque Intoxicação da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica pelo 0800 722 6001.
O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br