Blog

Prefeitura amplia número de unidades que oferecem teste rápido para HIV

Meta é chegar ao fim do ano com oferta do serviço em 100% da rede básica municipal

A maioria das regiões do município do Rio de Janeiro já oferece teste rápido com aconselhamento para HIV e sífilis nas unidades básicas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Usuários de Centros Municipais de Saúde (CMS) e Clínicas da Família (CF) das áreas de planejamento 1.0, 3.2, 4.0, 5.1, 5.2 e 5.3 podem ir às unidades de saúde realizar os testes e ter os resultados em 15 minutos. Antes, os testes rápidos eram realizados apenas em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), unidades da rede pública, e em laboratórios da rede particular. Até o final do ano, todas as 300 unidades de saúde municipais também irão oferecer os testes rápidos.

A Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando a rede de assistência aos portadores de HIV. Há três anos, existiam somente quatro polos para testagem (CTAs). O número de testes realizados no município aumentou mais de 73% desde 2008, passando de 82 mil para mais de 144 mil em 2011, com a adoção de testes rápidos em diversas unidades. Hoje, o município conta com 26 unidades de saúde específicas para atender aos pacientes soropositivos, disponibilizando medicamentos antirretrovirais de forma regular em todas elas. O objetivo, no entanto, é ampliar a rede de atendimento para todas as unidades de saúde básica. Por isso, profissionais que atuam nos CMSs e CFs municipais estão sendo capacitados para realizar o aconselhamento e consultas aos pacientes com HIV. No município do Rio, somente em 2012, mais de 1,5 mil casos de HIV foram diagnosticados.

A Prefeitura reformou e reaparelhou hospitais e centros de referência para atendimento de pacientes portadores de HIV, com a qualificação dos profissionais. Nos últimos três anos, a secretaria investiu mais de R$ 2,7 milhões em atividades de prevenção, como ações educativas, distribuição de leites especiais (para mães portadoras do vírus) e insumos. Em relação aos medicamentos, a SMS distribui regularmente nas unidades de referência, para pacientes que fazem o tratamento na rede, remédios para doenças oportunistas. Todas as medicações voltadas para pacientes portadores da doença são repassados pelo Ministério da Saúde.

Confira as regiões que já oferecem os testes:

AP 1.0 – Compreende os bairros: Centro, São Cristóvão, Rio Comprido, Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Caju, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Mangueira, Benfica, Vasco da Gama, Paquetá e Santa Teresa.
AP 3.2 – Méier, Inhaúma, Higienópolis, Maria da Graça, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, São Francisco Xavier, Rocha, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Todos os Santos, Cachambi, Engenho de Dentro, Água Santa, Encantado, Piedade, Abolição, Jacarezinho, Pilares.
AP 4.0 – Barra da Tijuca, Vargem Grande, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Joá, Itanhangá, Camorim, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Grumari.
AP 5.1 – Bangu, Realengo, Padre Miguel. Senador Camará, Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos.
AP 5.2 – Campo Grande, Santíssimo, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba.
AP 5.3 – Santa Cruz, Paciência e Sepetiba

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc