Blog

Prefeitura inicia obras de três Clínicas da Família em Jacarepaguá

Unidades serão construídas no Anil, em Curicica e na Praça Seca e beneficiarão 81 mil pessoas

unnamedA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início neste sábado, dia 22 de agosto, à construção de mais três clínicas da família, desta vez na região de Jacarepaguá. Juntas, as novas unidades beneficiarão 81 mil pessoas e levarão para as comunidades atendimento de saúde da família e saúde bucal. As obras no Anil, em Curicica e na Praça Seca estão a cargo da RioUrbe.

No Anil, a nova clínica ficará na Avenida Canal do Anil, s/n, no antigo terreno da AmBev. Contará com nove equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, com cobertura de 27 mil moradores. A unidade de Curicica será erguida na Estrada dos Bandeirantes, ao lado do número 4.211, e terá capacidade de atendimento de 30 mil usuários, com dez equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. Já a clínica da Praça Seca foi lançada na Rua Cândido Benício, s/n, junto ao Ciep Carlos Drumond de Andrade. Suas oito equipes de saúde da família e as três de saúde bucal beneficiarão 24 mil pessoas.

– Desde que começamos a construir as clínicas da família e ampliar a cobertura de Atenção Primária, as pessoas estão tratando mais da saúde, têm mais qualidade de vida, ficam menos doentes. Nessas clínicas, os usuários terão vacinação, farão exames de sangue, raio-x, ultrassonografia, vão cuidar da hipertensão, da diabetes, da saúde da criança. Em 2008, tivemos 19 mil internações de crianças. Conseguimos reduzir este número para 9 mil por ano – disse o secretário de saúde, Daniel Soranz, agradecendo à Câmara de Vereadores por ter doado para a Prefeitura R$ 130 milhões economizados de seu orçamento, que estão sendo agora investidos na construção de novas clínicas da família.

A Secretaria Municipal de Saúde tem atualmente na Área de Planejamento 4.0 (região da Barra e Jacarepaguá) 26 unidades, sendo 11 centros municipais de saúde, três clínicas da família, uma policlínica, uma unidade de pronto atendimento, uma coordenação de emergência regional, três hospitais, uma maternidade, duas unidades psiquiátricas, três centros de atenção psicossocial. A cobertura de saúde da família da AP 4.0 é atualmente de 15.38%.

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 77 clínicas da família inauguradas desde 2009. Ameta da Prefeitura é inaugurar mais 63 até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc