Unidades de Saúde promovem Ações para Celebrar o Dia Nacional de Combate à Sífilis
Objetivo é alertar sobre a importância da prevenção da doença
Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), rodas de conversas, distribuição de preservativos, peça teatral e aula de zumba para adolescentes são algumas das atividades que as clínicas da família e centros municipais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepararam para o público a partir desta quinta-feira (18), até o dia 27.
O objetivo das ações é marcar o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, quando a doença passa da mãe para o bebê.
A data é celebrada no terceiro sábado de outubro, para aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção da doença. No final do ano passado, o Ministério da Saúde divulgou que, em apenas cinco anos, o número de casos de sífilis aumentou 5.000%, (de 1.249 em 2010, para 65.878 em 2015).
Segundo especialistas, o número de casos cresceu porque as pessoas perderam o medo de contrair doenças sexualmente transmissíveis devido ao avanço dos tratamentos.
Desde o ano passado, o Dia Nacional de Combate à Sífilis entrou para o calendário do Ministério da Saúde após a aprovação da Lei nº 13.430/17.
Confira a programação: http://bit.ly/2yLdozy
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc