Blog

3ª Campanha Estadual de Doação de Sangue LGBTQIA+ – HUPE/UERJ

A 3ª Campanha Estadual de Doação de Sangue LGBT terá duração de um mês, com início dia 28/06, Dia Mundial do Orgulho LGBT e acontecerá no Banco de Sangue do Hospital Universitário Pedro Ernesto, de segunda a sexta-feira, das 8h as 15h.


Este ano a campanha contará com a participação de duas importantes ONGs LGBTs em sua organização: A Associação de Travestis e Mulheres Trans da Lapa Sementes de Luana Muniz, e a Mães da Resistência.
Organizador da campanha desde 2020, quando realizou a primeira campanha de doação de sangue LGBT do Brasil, após a decisão do STF, o gestor público Thiago Miranda comemora o sucesso das campanhas anteriores e sua nova edição:
– Não existe nada que nos orgulhe mais do que salvar vidas. Ver pessoas LGBTs, historicamente proibidas e discriminadas podendo exercer plenamente seu direito de doar e salvar vidas nesta data tão importante do Orgulho LGBT e no mês mundial do doador de sangue é motivo de comemoração. O dia 28/06 é o dia em que se comemora a luta, a resistência, a força da nossa população, uma das datas mais importantes do calendário dos direitos humanos e, desde 2020, também é a dia de doar e salvar vidas.
Darla Muniz, presidente da Associação de Travestis e Mulheres Trans da Lapa Sementes de Luana Muniz, cita a importância da participação da ONG:
– Sangue LGBT também salva vidas. E nossa associação abraçou essa campanha para levar o legado de Luana Muniz, a rainha da Lapa, que sempre promoveu a cidadania e o cuidado com a população LGBT, principalmente mulheres trans e travestis. Cuidar da saúde, ajudar a quem precisa e mostrar, como Luana dizia, que travesti não é bagunça! É respeito, é cidadania, é amor ao próximo. Travestis antes marginalizadas, hoje salvam vidas, com muito orgulho!
Lígia Dabul, coordenadora da área Rio da ONG Mães da Resistência, fala sobre a estreia das Mães da Resistência na campanha:
– Essa campanha em parceria com o HUPE sempre foi um sucesso, e foi isso que nos fez participar mais ativamente esse ano. Salvar as vidas daqueles que precisam com a doação efetiva de sangue e exercer o direito de doar sem preconceito quanto a identidade de gênero ou orientação sexual. Doar é um ato de amor!

➡Instagram: @hupehospital
https://www.instagram.com/hupehospital/

➡Facebook: @hupehospital
https://www.facebook.com/hupehospital