Trote Solidário atinge 13% da meta de bolsas coletadas já no primeiro dia de campanha
Ação pretende coletar 450 bolsas de sangue, em homenagem ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro
Na primeira parada da coleta móvel itinerante para doação de sangue em instituições de ensino, o Hemorio já atingiu 13% da meta da campanha Trote Solidário, que, neste ano, busca homenagear o 450º aniversário da cidade do Rio, coletando 450 bolsas de sangue. O objetivo da campanha é incentivar a substituição dos tradicionais trotes universitários pelo ato voluntário de doar sangue.
O secretário de Saúde, Felipe Peixoto, acompanhou o lançamento da campanha, que aconteceu nesta segunda-feira (23/03), no Unilasalle, em Niterói, onde foram coletadas 59 bolsas de sangue.
– Fico feliz pela iniciativa dos alunos, que mobiliza não somente quem faz parte do dia a dia universitário, mas também a comunidade do entorno. Não posso doar no momento porque participei da campanha realizada no carnaval, mas faço questão de incentivar a participação de todos. É uma ação que merece todo o nosso empenho. Cada voluntário doa, em média, 450 ml de sangue, quantidade que pode salvar até quatro vidas. Desta forma, 450 doações poderão salvar até 1.800 vidas – destacou o secretário.
Caloura do curso de Administração, Luiza Moledo, de 17 anos, elogiou a ação e aproveitou para dar sua contribuição.
– Acho uma iniciativa bem importante. É uma oportunidade para ajudar o próximo. Meus veteranos também organizaram doações de roupas e alimentos – conta Luiza.
Além dos calouros, veteranos universitários também fizeram questão de colaborar. Estudante de Relações Internacionais, Amanda Vignoli, 20, destacou a importância de ter acesso ao serviço itinerante.
– Doo sangue há três anos e o fato da coleta ter vindo até aqui facilitou bastante. Doar sangue é uma chance de salvarmos vidas – contou.
Quem pode doar? – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.
O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Saúde, é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos no Estado.
Confira a programação completa:
26/03 – UFRJ Direito – Rua Moncorvo Filho, 8 – Centro. Das 9h às 14h.
30/03 – Unigranrio – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias. Das 10h às 16h.
31/03 – Unigranrio – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias. Das 10h às 16h.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br