Blog

A saúde pelo Brasil

Com sede no Rio de janeiro, Instituto atende em vários os Estados do país

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia conta, entre outros, com dois tipos de atendimento para pacientes fora do Rio de Janeiro que se destacam no cenário nacional da saúde. O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o projeto Suporte se sobressaem entre as ações da instituição, que tem sua sede localizada no Rio de Janeiro.

Através do sistema de TFD o Into recebe pacientes de todo o país para a realização de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. O atendimento inclui todos os custos de internação, transporte e hospedagem de pacientes e acompanhantes que estiverem cadastrados no sistema de regulação de seu estado local. Rondônia, Acre e Amazonas são os Estados que mais enviam pacientes para o Instituto em sua sede.

Estados de onde o Into recebeu mais pacientes TFD em 2011


O Instituto conta também com o projeto Suporte, que consiste em levar até localidades menos favorecidas assistencialmente equipes de profissionais para mutirões de cirurgias. Acre, Roraima, Piauí, Minas Gerais, João Pessoa, Rondônia são beneficiados periodicamente. Em 2011, por exemplo, 332 pacientes que aguardavam há anos por uma cirurgia foram operados pelo grupo do Into. O Suporte oferece comodidade e humaniza o atendimento, pois o tratamento e a recuperação são feitos junto aos familiares. Outro benefício: as informações colhidas auxiliam o Instituto a mapear e identificar as reais demandas do país, permitindo que o Into atue como consultor da rede nacional de traumatologia e ortopedia. De acordo com um dos coordenadores do Suporte, José Luis Ramalho, o trabalho é realizado de acordo com a necessidade dos Estados. “No Acre, por exemplo, a fila para cirurgia de joelho é grande. Só este ano já fizemos três viagens para lá e já em três meses, contabilizamos 90 pacientes beneficiados”, comemora.


FONTE: INTO