Blog

Renovada designação do IRD como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, recebeu formalmente, na quinta-feira (19/4), a renovação de sua designação como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Proteção Radiológica e Preparativos Médicos para Acidentes com Radiações Ionizantes. A designação é válida por um período de quatro anos (2012-2016).

O IRD foi selecionado para a função em 1990. Desde então, para que seja realizada a renovação da designação pela OMS, a cada quatro anos o instituto submete um relatório de realizações e uma proposta de atividades. Atualmente, existem apenas outros seis centros semelhantes no mundo, preparados especificamente para o atendimento de questões de saúde relacionadas com os efeitos das radiações ionizantes. Eles integram a Radiation Emergency Medical Preparedness and Assistance Network (REMPAN).

O Centro Colaborador coordenado pelo IRD tem como integrantes o Centro de Medicina das Radiações Ionizantes (CMRI), vinculado à Eletronuclear, o Hospital Naval Marcílio Dias, da Marinha do Brasil, e o Centro de Transplante de Medula Óssea, do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
FONTE: CNEN