Blog

Ministério da Saúde convoca 400 médicos para o Rio de Janeiro

Convocação de novos médicos para hospitais federais do Rio de Janeiro e institutos nacionais vai reestruturar e qualificar atendimento à população

O Ministério da Saúde convocou nesta quinta-feira (12) mais 400 médicos aprovados em concurso público realizado em 2010. Os profissionais irão compor a força de trabalho dos hospitais federais do Rio de Janeiro – Andaraí, Lagoa, Ipanema, Cardoso Fontes, Servidores do Estado e Bonsucesso –, além de recompor o quadro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), ambos sediados na capital fluminense. (Confira aqui a lista de convocados)
“Essa convocação, que foi autorizada em caráter excepcional pela presidenta Dilma Rousseff, faz parte de um processo de reestruturação que iniciamos no Rio de Janeiro no ano passado. Com isso, damos mais um importante passo para oferecer à população um serviço de qualidade”, afirmou o ministro Alexandre Padilha, que participará, no próximo dia 27 de abril, da posse coletiva dos novos servidores.
Entre os 400 novos cargos, 180 serão distribuídos entre os seis hospitais federais. Outras 169 vagas vão para o Into e as demais 51 completarão o quadro do INC. Ao todo, foram convocados profissionais de 49 especialidades diferentes. Entre os novos servidores, 99 são anestesistas, 91 médicos de Urgência, 93 intensivistas, 31 cardiologistas, 19 pediatras e 15 ortopedistas.
Os demais dividem-se em diversas especialidades, como Urologia, Anatomia Patológica, Mastologia, Oncologia e Oftalmologia.
CONCURSO – No total, já foram convocados pelo Ministério da Saúde 698 profissionais médicos desde o lançamento do edital, em 2010. A pedido do ministro da Saúde, a Presidência da República autorizou a convocação destes 400 profissionais. De acordo com o edital, os profissionais receberão correspondência que será enviada para o endereço indicado no formulário de inscrição.
Está prevista para amanhã a publicação de nova portaria convocando outros 22 profissionais da área de saúde para os hospitais e institutos federais no Rio de Janeiro. Os convocados participaram de concurso público realizado em 2009 (Edital nº 50). Serão chamados cinco novos fonoaudiólogos, cinco cardiologistas, sete clínicos gerais, quatro médicos de saúde ocupacional e um psiquiatra.

FONTE: Ministério da Saúde