Blog

Projeto “Mais Leitura, Mais Saúde” é lançado no Hospital Estadual Anchieta

A proposta é que as demais unidades de saúde da rede estadual sejam incluídas no projeto, que leva livros a pacientes internados

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_0_GERAL_hosp_anchieta_-_mais_leitura_023Associar o prazer da leitura ao atendimento em saúde. Este é o objetivo do “Mais Leitura, Mais Saúde”, projeto lançado nesta sexta-feira (17/07), pela Secretaria de Estado de Saúde, no Hospital Estadual Anchieta. A iniciativa oferece a pacientes internados e seus acompanhantes um acervo de 150 títulos, sendo 1,5 mil exemplares, para serem utilizados durante a internação hospitalar, trazendo mais conforto e acolhimento neste período.

O projeto é fruto de uma parceria entre a SES e a Imprensa Oficial do Estado do RJ e a intenção é levá-lo a toda rede estadual, seguindo a proposta da assistência humanizada e ampliando o conhecimento dos pacientes por meio da leitura. Com uma biblioteca itinerante, os livros circulam pelas enfermarias e os pacientes podem conhecer a sinopse dos que são oferecidos para escolher.

– Durante as visitas aos hospitais, observo que alguns pacientes já se distraem com a leitura, mas aqueles que não têm esse hábito acabam ficando um pouco ociosos. Quando conheci o projeto da Imprensa Oficial, lancei o desafio à equipe da assessoria de humanização. Entendemos que o cuidado da saúde não precisa estar limitado à assistência, mas também ao acolhimento humanizado do paciente nas unidades estaduais – destacou o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Internado há nove dias no hospital que recebeu o projeto-piloto, o eletricista Jefferson Manoel Marcelino, de 33 anos, aderiu à ideia e falou da alegria que teve ao saber que poderia escolher um livro para manter um hábito que, para ele, já é frequente.

– É um projeto muito importante e que poderia acontecer até mesmo fora dos hospitais, pois nem sempre encontramos um livro disponível ou temos acesso à internet. Principalmente neste período em que estou no hospital, acamado, vai ser ótimo poder ler antes de dormir, por exemplo. Parabenizo quem idealizou este projeto. Ler é muito bom – afirma Jefferson.

Ao todo, seis mil exemplares estão disponibilizados pela Imprensa Oficial para atender o “Mais Leitura, Mais Saúde”. Entre as opções, estão livros de crônicas, literatura brasileira, romance, entre outros, que passarão pelo processo de desinfecção e higienização após o uso, seguindo o protocolo definido pelo serviço de controle de infecção hospitalar.  Os pacientes que estiverem fazendo a leitura dos livros e receberem alta terão a opção de levar o livro para casa, como presente.

– Este projeto cidadão da Secretaria de Saúde aumenta o acesso da população ao conhecimento e incentiva a prática da leitura. É preciso destacar que a leitura traz conhecimento e, com certeza, fará muito bem aos pacientes que estão internados – diz o Diretor-Presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager.

De acordo com a assessoria de humanização da SES, a internação hospitalar tende a fragilizar o paciente, frequentemente, devido à tensão do tratamento a que é submetido. O “Mais Saúde, Mais Leitura” busca reduzir a sensação de ansiedade e angústia, comum neste período. O projeto é direcionado não apenas aos pacientes, mas também aos acompanhantes a fim de propiciar a sensação de bem-estar e uma estadia mais confortável.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br