Blog

Final feliz no Hospital dos Lagos: mãe e bebê recebem alta após cirurgia inédita na unidade

unnamedDezesseis dias depois de dar entrada no Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, uma mãe tinha todos os motivos para comemorar a vida ao cruzar os portões da unidade ontem à tarde: Celma Lopes de Araújo Sá e a pequena Isabela estavam indo para casa. Com 38 semanas de gestação de alto risco: o bebê iria nascer com o fígado fora do abdômen, chamado de onfalocele. A cirurgia, feita pela primeira vez no hospital que tem apenas um ano, foi um sucesso. Isabela, que já mama normalmente, foi operada quatro horas depois do nascimento em um procedimento raro, que contou com três cirurgiões e quatro anestesistas.

O cirurgião pediátrico, Paulo Tavares, que chefiou a equipe, destaca a importância de um pré-natal bem feito para o sucesso da cirurgia. Para se ter uma ideia da mobilização no hospital, no centro cirúrgico estavam três cirurgiões pediátricos, quatro anestesistas para garantir mais segurança durante o procedimento e uma instrumentador.

– Um bom pré-natal, o diagnóstico, a família sendo bem informada sobre o problema do feto, uma unidade preparada como a que temos aqui no Hospital dos Lagos, cirurgiões pediátricos, além de UTI neonatal são fatores que salvam bebês nesses casos e diminuem até o tempo de internação. Estamos muito felizes. Hoje, Isabela e mãe voltam para casa e ela terá uma vida normal. Agora, é só felicidade – comemora Tavares, que lembra que segundoestatísticas internacionais, um a cada dois mil bebês nascidos vivos têm onfalocele.

O procedimento de correção no abdômen da recém-nascida durou duas horas e meia e foi feito pouco mais de quatro horas depois do nascimento da menina. Celma, que mora em Teresópolis, não continha a emoção na hora de ir embora e se despedir da equipe que cuidou dela desde o parto realizado há 15 dias.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br