Vigilância Sanitária lança campanha contra cosméticos irregulares
Objetivo é alertar salões de beleza sobre o os riscos desses produtos
Nesta terça, dia 4, a Vigilância Sanitária municipal lança a campanha “Seja bela, seja consciente”, para alertar clientes e profissionais de salões de beleza sobre os riscos à saúde que cosméticos irregulares e estabelecimentos em condições higiênico-sanitárias inadequadas podem provocar.
O uso do formol e a comercialização de cosméticos sem registro estão entre os principais problemas. Essas substâncias causam lesões graves e podem até matar. A falta de equipamento de esterilização também é um problema em grande número de estabelecimentos, o que provoca a transmissão de doenças infecto-contagiosas, como hepatite C.
Durante as inspeções serão observadas a embalagem dos produtos utilizados, com atenção ao prazo de validade, registro e fabricante, bem como o armazenamento e fracionamento. Também será observado se há utilização de produtos com formol e se existe cartaz que proíbe o uso dessa substância.
O uso consciente de cosméticos refere-se àqueles aprovados pela Anvisa e que contêm número de registro ou isenção na embalagem e identificação do fabricante, do responsável técnico e de substâncias que o compõem deve estar no rótulo. Além disso, durante a campanha será reforçada a importância do uso de produtos no prazo de validade, que as orientações do fabricante sejam seguidas, a necessidade de realizar testes de contato para detectar possíveis alergias, de não reaproveitar embalagens vazias e nem misturar produtos diferentes.
Além dos produtos, os equipamentos também sofrerão inspeção. Os técnicos vão verificar se há equipamentos de esterilização, aquecimento e geladeira exclusiva para alimentos, caso os funcionários levem o almoço pro trabalho, assim como o descarte adequado do material utilizado, como perfuro cortantes e produtos químicos.
O lançamento da campanha “Seja bela, seja consciente” faz parte da Semana da Vigilância Sanitária, que acontece no período de de 3 a 7 de agosto, onde serão promovidas várias atividades especiais para comemorar o Dia da Vigilância Sanitária (05 de agosto), instituído neste ano, pela lei nº 13.098.
A programação da Semana da Vigilância Sanitária pode ser conferida no site www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciiasanitaria.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc