Blog

Vigilância Sanitária se reúne com escolas particulares

Objetivo é orientar sobre alimentação saudável e combater a obesidade infantil

Nesta terça, dia 4, a Vigilância Sanitária municipal lança a campanha “Alimentação escolar sem risco”, onde serão feitas visitas em escolas e reuniões com associações para o combate à obesidade infantil. O problema de excesso de peso nas crianças coloca a cidade do Rio de Janeiro no alto do ranking, como a segunda capital com o maior índice de obesidade nas escolas particulares.

Os dados são do IBGE, que apontou, em pesquisa realizada em 2009, o número de 8,9% de alunos do 9º ano do ensino fundamental obesos na capital fluminense, perdendo somente para Porto Alegre, que teve o índice de 10,5%, entre as capitais e o Distrito Federal.

Além das visitas às unidades de ensino, a Vigilância Sanitária municipal vai se reunir com a Associação Brasileira de Educação Infantil e passar orientações sobre os modelos de cardápios e algumas medidas na comercialização de alimentos que devem ser adotadas. Serão duas reuniões, nos dias 29 de agosto e 12 de setembro próximos.

As orientações serão voltadas para a escolha, manipulação e acomodação dos alimentos; comportamento adequado na hora da refeição; condições ideais de higiene do local onde os alunos alimentam; rotulagem; dentre outras.

A capital fluminense tem uma política de alimentação saudável nas escolas municipais há mais de 50 anos. Todo o cardápio é elaborado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias – INAD –, que pertence à Vigilância Sanitária. Desde 2002 as cantinas dessas unidades de ensino foram abolidas. Hoje, é elaborado um cardápio especial, com alto valor nutritivo da creche ao ensino fundamental da rede publica municipal.

De acordo com Nádia Freitas, nutricionista da Vigilância Sanitária, a educação alimentar na infância é fundamental para formar pessoas saudáveis, já que é nessa fase que os hábitos são criados. Ela reforça também que a alimentação saudável é o resultado do consumo alimentar equilibrado e adequado de nutrientes, e tem influência direta no crescimento e no desenvolvimento, contribuindo para manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, e que é fundamental na prevenção da obesidade e das doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

O início das inspeções nas escolas particulares faz parte da Semana da Vigilância Sanitária, que acontece no período de de 3 a 7 de agosto, onde serão promovidas várias atividades especiais para comemorar o Dia da Vigilância Sanitária (05 de agosto), instituído neste ano, pela lei nº 13.098.

A programação da Semana da Vigilância Sanitária pode ser conferida no site www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciiasanitaria.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc