Blog

Secretaria de Saúde comemora avanços do PSE em Nova Friburgo

unnamed (2)A Prefeitura e a secretaria de Saúde de Nova Friburgo comemoram o avanço no atendimento do Programa Saúde na Escola (PSE) no município, que, no primeiro semestre de 2015, já superou a totalidade do ano passado. O aumento no número de unidades escolares cadastradas e estudantes atendidos pelo programa, nas diversas atividades realizadas nas escolas, possibilitaram estes avanços.

Até o fim deste primeiro semestre, foi realizado o atendimento em 17 unidades escolares dentre as 25 pactuadas pelo programa para 2015 e realizadas aproximadamente 2800 avaliações antropométricas, além de escovação, aplicação de flúor com distribuição de kits de higiene bucal em mais de 2.500 alunos e avaliação da pressão arterial em aproximadamente 1200 alunos, todos de acordo com o critério de atendimento preconizado pelo programa.

Na área de educação em saúde foram realizadas palestras abordando diversos temas como direito sexual, reprodutivo e prevenção à DST/AIDS, promoção da segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, entre outros.

O PSE é um programa Intersetorial de promoção e prevenção em saúde nas escolas, que trabalha em parceria com a secretaria de Educação e Política Sobre Drogas com as Universidades locais: UFF, UNESA, além da Escola Técnica de Enfermagem N. Sra. de Fátima, e os programas da Secretaria Municipal de Saúde, como o Programa da Criança e do adolescente, Saúde Bucal, DST’s/Aids e Hepatites Virais, Controle do Tabagismo, Nutrição e Imunização.

A coordenadora do programa, Penha Faria da Cunha, destaca a importância do programa no atendimento, acompanhamento, prevenção de doenças assim como na mudança de comportamento dos jovens com a saúde.

“A partir da implantação em 2012 e posterior desenvolvimento do PSE em Nova Friburgo, passamos a fazer o acompanhamento destes jovens, verificando caso a caso as suas especificidades. Ao longo deste período podemos destacar que frequentemente verificamos alterações nutricionais destes alunos, além de casos de hipertensão arterial, que normalmente passariam despercebidos numa consulta médica de rotina. Todos estes casos são acompanhados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família da região, permitindo, assim, a prevenção, detecção e solução de problemas antes de qualquer outra complicação maior”. Penha finalizou informando que a meta do PSE em 2015 é atender com as ações do programa, um total de 5235 alunos

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br