Secretaria de Saúde de Nova Friburgo ganha reconhecimento nacional por trabalhos desenvolvidos
A secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através das subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica e as coordenações dos Programas Saúde na Escola – PSE e Melhor em Casa, ganhou reconhecimento nacional em recentes congressos realizados em Goiana e Brasília, pela execução dos programas e práticas realizadas em Nova Friburgo.
Os trabalhos foram selecionados por apresentar sucesso e relevância de atuação na região e receberam destaque nos congressos realizados.
Na última mostra “Brasil – aqui tem SUS”, realizada pelo CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) de 6 a 8 de agosto, em Brasília, foram selecionado três trabalhos da cidade: Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (Programa Melhor em Casa); Investigação epidemiológica pós-óbito em situações de desastres: a experiência de Nova Friburgo; e Avaliação da percepção dos profissionais da Atenção Básica/Programa Saúde na Escola de Nova Friburgo em 2013.
O Programa Saúde na Escola também teve o trabalho reconhecido pela ABRASCO 2015 – Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – realizado em Goiana, de 28/07 a 01/08, em que o PSE foi selecionado para apresentar o desenvolvimento do programa e suas vertentes de atuação, além da participação de grupos de discussão sobre o tema.
Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Sueli Scotelaro Porto, que é autora do trabalho ” Investigação epidemiológica pós-óbito em situações de desastres: a experiência de Nova Friburgo”, a seleção destes trabalhos reconhece a qualidade e importância do trabalho desenvolvido pela secretaria de Saúde e as coordenações envolvidas.
“Significa que nossa área técnica tem trabalhado no sentido de aperfeiçoar o SUS em Nova Friburgo. É o reconhecimento do esforço destes profissionais em aprimorar este trabalho. Verificamos que o trabalho realizado pela vigilância fez toda a diferença para traçar o perfil epidemiológico dos óbitos ocorrido no desastre natural de 2011. O Trabalho do PSE é importantíssimo para o fortalecimento da Atenção Básica no município, principalmente com a promoção da saúde e o trabalho de Oxigenoterapia, que é uma inovação, pois Nova Friburgo é um dos poucos municípios no país que já faz esse tipo de trabalho. É muito satisfatório para todos nós, pois implantamos este serviço há apenas um ano. Isso gratifica e valoriza o trabalho e os profissionais de Nova Friburgo, que, apesar de todas as dificuldades encontradas, possuem grandes iniciativas e dão respostas extremamente positivas, sendo importante também para a valorização dentro de nosso município e pela nossa população”.
FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br