Blog

Rede de balanço e banho de ofurô relaxam bebês recém-nascidos no Hospital Estadual Azevedo Lima

Técnicas colaboram para ganho de peso e desenvolvimento de prematuros na UTI Neonatal da unidade

Benefícios também são oferecidos nas outras sete maternidades da rede estadual de saúde

unnamed (1)Balançar em pequenas redes e banhos quentinhos em baldes inspirados no ofurô japonês. Esses mimos que muitos adultos experimentam em spas, são algumas das inovações oferecidas para bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói. As técnicas, que já existiam nas outras sete maternidades da rede estadual de saúde, ajudam a relaxar e auxiliam no tratamento de prematuros, contribuindo efetivamente para acalmar e aumentar o peso de bebês a partir de um quilo, que ficam internados entre um e três meses.

Com apenas 40 centímetros, a redinha, como é chamada, deixa o bebê na posição conhecida como Hammock. Aplicada dentro da incubadora, a técnica simula a postura do útero com o alinhamento do corpo e a organização neurossensorial.

– O bebê fica mais confortável e relaxado, o que nos permite trabalhar a flexão e o alinhamento do corpinho. O balançar da redinha provoca estímulos sensoriais que vão contribuir para a melhora no controle da cabeça e postura, colaborando com o desenvolvimento do bebê já nos primeiros meses de vida – explica a fisioterapeuta Olívia Maria Felipe, que implantou a terapia na UTI Neonatal do HEAL, que conta com oito leitos.

Banho humanizado – Criado a partir do banho de ofurô, o banho humanizado é a outra técnica de relaxamento que complementa o tratamento de recém-nascidos. Envolvido por uma fralda de algodão que simula a placenta, o bebê é posto lentamente em contato com a água morna, lembrando a vivência intrauterina. A terapia é indicada para todo e qualquer pequenino internado, em especial, para aqueles que demonstram irritação, desde que apresentem quadro de saúde estável e tratamento intensivo mais evoluído. A atividade dura em média 40 minutos, variando de acordo com a adaptação de cada criança. A terapia é conduzida por um profissional de fisioterapia e, às vezes, com acompanhamento da mãe, que é estimulada a desenvolver o vínculo afetivo com a criança.

– O banho traz diversos benefícios para a saúde dos bebês. Ao mesmo tempo em que promove o relaxamento da musculatura, contribui para a aceitação alimentar e o ganho de peso, ativando a memória recente. A terapia ajuda ainda a regularizar os batimentos cardíacos e o padrão respiratório, estimulando a circulação – detalha Olívia Felipe.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br