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UPAs 24 horas registram 11,5 milhões de atendimentos desde 2007

Lançado em 2007, o programa das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas já registrou mais de 11,5 milhões de atendimentos, 7,8 milhões de testes laboratoriais e 2,3 milhões de exames de Raios-X nas 48 unidades do estado. Elaborado para realizar atendimentos de urgência, o programa tem apresentado, desde sua implantação, resolução de casos de até 99,5%, sendo considerado pelos usuários como uma iniciativa que deu certo.
– Fazemos um volume imenso de exames e temos uma resolução alta dos casos que são problemas agudos como, por exemplo, uma crise de hipertensão, renal, um mal estar mais grave, uma dor no tórax, um infarto. Utilizamos eletrocardiograma, exames de sangue para avaliar se realmente há uma lesão cardíaca, por exemplo, entre outros problemas. Uma vez diagnosticado, o atendimento e o tratamento do paciente é feito na própria UPA – ressaltou o coordenador das unidades, Flávio Monteiro.
Ao chegar em uma das UPAS, o paciente que se queixa de algum tipo de dor, ou mal estar forte é atendido prontamente pela equipe de médicos e auxiliares. As unidades disponibilizam a população uma estrutura que possibilita a realização de testes clínicos como de sangue, incluindo o de enzimas cardíacas para verificar o risco de um infarto agudo do miocárdio, e de urina. Já os exames de Raios-X são usados para checar fraturas, um osso quebrado, ou mesmo uma pneumonia. Laboratórios, com equipamentos de ponta, foram instalados em cada unidade de pronto atendimento para garantir a rapidez no atendimento dos casos. Os resultados clínicos, por exemplo, são apresentados em até 45 minutos, dependendo da prioridade de análise.
Serviço é aprovado por pacientes –Para a aposentada Marluce Nogueira da Silva, de 67 anos, a rapidez no atendimento é o grande diferencial das UPAs.
– Já fui atendida na de Botafogo e na de Copacabana. Levei um tombo uma vez e fiz um Raio-X às pressas. Acho que a rapidez é um dos fatores que mais me atrai na UPA. Em situações de urgência é uma ótima pedida. Sempre fui muito bem atendida. Todos são muito atenciosos – disse.
Afastado do trabalho por motivo de doença, Francisco dos Santos, de 45 anos, usou pela primeira vez o serviço e aprovou. Ele precisou fazer um exame de sangue e um Raio-X na Upa de Copacabana. O aposentado e sua mulher, Marisa Neres dos Santos, 42 anos, ficaram surpresos com a qualidade das instalações e a rapidez na execução de exames e do atendimento médico.
– É a primeira vez que estamos aqui. Achei muito bom. Chegamos e fomos bem atendidos. E depois do exame já vamos falar com o médico para saber o resultado. É bem rápido – afirmou Marisa.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro