Blog

Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro comemora 17 anos de atividades com homenagem à cidade

Exposição de fotos do Rio Antigo é uma das atrações no aniversário da unidade

unnamedNesta quarta (02/09), o Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) completou 17 anos de atividades trazendo como destaque da programação especial de aniversário a abertura de uma exposição de fotos em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A mostra é gratuita e aberta ao público. As cerca de 250 fotografias ficam expostas até o dia 15 de outubro. De acordo com o diretor da unidade, Francisco Sayão Lobato Filho, a montagem da exposição teve um lado terapêutico e inclusivo. Agora, vem despertando a atenção de visitantes e pacientes.

“Os pacientes foram envolvidos em cada etapa da exposição. Eles participaram também da montagem, onde desenvolvemos um trabalho de  atividade manual. Alguns cortaram as molduras, outros colaram as fotos. Antes mesmo da abertura, a exposição já era um sucesso”, avalia o diretor.

O olhar do voluntário Riba Neves, de 77 anos, se detém em fotos de uma Zona Sul carioca que não existe mais. Ao rever as ruas tranquilas e arborizadas de Ipanema na década de 1950, ele faz uma viagem ao passado. Num suspiro, lembra do voo de um zepelim sobre o seu quintal e do jogo de bola na Rua Barão da Torre, num tempo em que passava um carro a cada hora.

“A ideia da exposição é sensacional. Espero que mais pessoas possam desfrutar dessas imagens. O Rio antigo era charmoso e tinha uma arquitetura privilegiada. Em alguns locais, a cidade era tão linda quanto Paris. Foi muito bom fazer essa viagem através das fotos”, opina o voluntário.

Curiosamente, o local onde funciona o Centro, no bairro da Saúde, é um dos protagonistas da mostra. Numa foto em preto e branco dos anos 30, a construção aparece ainda com o nome de Albergue da Bôa Vontade. O prédio foi a primeira obra de Affonso Eduardo Reidy, um dos pioneiros da arquitetura moderna no país, mais conhecido por ser o projetista do Museu de Arte Moderna (MAM).

A programação inclui ainda debates, apresentações de coral, ciranda e uma mostra com os trabalhos das diversas oficinas que funcionam na unidade. Entre as obras há tapetes de retalhos, variadas mandalas, artesanatos, pinturas, poesias e origamis.

Sobre o CPRJ – O Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) faz parte da rede estadual de saúde, realizando um trabalho no tratamento de pacientes com transtornos mentais, com a meta de criar maior integração e qualidade de vida para eles e suas famílias. A unidade faz uma média de 5,5 mil atendimentos por mês, somando ambulatório, emergência, hospital-dia, enfermaria e ambulatório da terceira idade. O Centro fica localizado na Praça Coronel Assunção (Pça da Harmonia), s/n, no bairro da Saúde. Mais informações pelo telefone (21) 2332-5676.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br