Governo do Rio apresenta projetos à bancada federal fluminense em Brasília
Saúde e Segurança são as prioridades para as emendas dos deputados
Os secretários estaduais de Saúde, Felipe Peixoto, e Segurança, José Mariano Beltrame, se reuniram, nesta quarta-feira (2/9), em Brasília, com deputados da bancada federal do Rio de Janeiro. A pedido do governador Luiz Fernando Pezão, eles apresentaram projetos para que os deputados possam escolher o destino de suas emendas parlamentares. Em reunião no mês passado com Pezão, a bancada concordou em destinar cerca de R$ 200 milhões para as duas áreas.
Entre os projetos apresentados pela Secretaria de Saúde em busca de recursos, estão equipamentos e construção do Hospital da Baixada e dos novos hospitais estaduais Rocha Faria e Azevedo Lima, além da compra de equipamentos do Hospital Regional de Volta Redonda.
– A gente gostaria de construir esses hospitais com a ajuda dos deputados. São obras para serem tocadas ao longo de 3 anos. Esses projetos já foram discutidos com as secretarias municipais e, assim, poderemos dar suporte às regiões do estado com especialidades em saúde – disse Felipe Peixoto.
Na área de Segurança, o secretário José Mariano Beltrame apresentou propostas para mudanças no Estatuto do Desarmamento. Entre os projetos, o aumento de pena para os crimes de porte de arma de uso restrito, de 6 para 8 anos de prisão. E a aquisição, fornecimento ou transporte de granadas ou explosivos passariam a ser punidos com 6 a 8 anos de prisão. A proposta inclui ainda que o uso de armas de brinquedos e simulacros seja penalizado com até 3 anos de detenção.
Nós temos uma política de pacificação e não podemos admitir armas de uso restrito porque o Rio de Janeiro não está em guerra. Nós já estamos prendendo 1,2 fuzil por dia. Agora temos que evitar que os criminosos mantenham seus arsenais. Por isso precisamos endurecer a legislação – destacou Beltrame.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br