Secretaria de Saúde de Nova Friburgo promove parceria com Hospital Sírio-Libanês
A secretaria municipal de Saúde, através da subsecretaria de Atenção Básica e em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês, está promovendo, desde o final de agosto, em Nova Friburgo, o projeto “Gestão Clínica no SUS” para formação de facilitadores para os cursos de especialização na área técnica do SUS.
O curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde (APES) é integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) da região serrana do estado do Rio de Janeiro. O curso busca capacitar profissionais para facilitação de processos educacionais com potencial para atuação como facilitadores de aprendizagem, visando a potencialização de estratégias de capacitação e educação permanente de profissionais de saúde e de melhoria da qualidade e segurança da atenção à saúde.
De acordo com o cronograma de encontros presenciais, o segundo encontro acontecerá entre os dias 16 a 18 de setembro e o terceiro e quarto encontros acontecerão, respectivamente, entre os dias 07 a 09 de outubro e 04 a 06 de novembro de 2015.
Os profissionais participantes do APES serão facilitadores dos cursos de especialização de Gestão do Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente; Gestão da Clínica nas Redes de Atenção e Regulação em Saúde no SUS, que terão duração de um ano.
O projeto é uma estratégia com um conjunto de iniciativas voltadas à constituição e fortalecimento de regiões e redes de atenção à saúde, ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado à saúde, articulação de processos de formação, atenção e desenvolvimento tecnológico em cenário do SUS; disseminação de ferramentas e disposição da gestão da clínica para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde, com qualidade e segurança.
Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Sueli Scotelaro Porto, “a importância é fortalecer a educação permanente da região, visto que serão três cursos de especialização que qualificarão melhor o profissional do SUS da cidade e de toda a região”.
A escolha de Nova Friburgo como sede destes encontros municipais deve-se aos esforços do secretário de Saúde, Rafael Tavares Garcia, e de toda a subsecretaria de Atenção Básica.
FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br