Prefeitura inicia obra de Clínica da Família em Bangu
Unidade terá sete equipes de saúde da família e beneficiará 21 mil moradores da região
A Prefeitura do Rio deu início à construção de mais uma Clínica da Família, neste sábado, dia 5 de setembro. A unidade será construída em Bangu, na Praça Lealdina Muniz e contará com sete equipes de saúde da família e mais três de saúde bucal, beneficiando cerca de 21 mil moradores da região.
A clínica da família de Bangu terá, além dos consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. Na unidade os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
“A atenção básica busca evitar que as pessoas fiquem doentes. Com a prevenção, você evita problemas mais graves de saúde e 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos em Clínicas da Família, sem a necessidade de UPAs ou hospitais, que ficam reservados para emergências, cirurgias ou tratamentos especializados”, disse o prefeito Eduardo Paes, durante o lançamento da obra.
Segundo a subsecretária de Atenção Primária, Betina Durovni, a Clínica da Família será importante para a região. “Essa unidade vai elevar a cobertura de saúde da família para 90% na Zona Oeste, especialmente na região da Bangu. Esse é um dos grandes objetivos da Secretaria Municipal de Saúde: que todos da região tenham uma referência de serviço público de saúde de qualidade e perto de casa”.
A nova clínica vai reforçar ainda mais a cobertura da Área de Planejamento 5.1 (região de Bangu e adjacências), que conta hoje com 29 unidades, sendo 10 Centros Municipais de Saúde, 11 Clínicas da Família, uma Policlínica, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), uma casa de parto e um hospital. A cobertura de saúde da família da AP 5.1, atualmente, é de 61,23%.
As Clínicas da Família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador, o que permitiu um avanço significativo na Atenção Primária e na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O Rio já conta com 77 Clínicas da Família, inauguradas desde 2009. A meta da Prefeitura é construir mais 63 até o fim de 2016, garantindo que 70% da população tenha uma equipe de saúde da família como referência. Em 2008, apenas 3,5% dos cariocas eram cobertos pela ESF, o que deixava o Rio em último lugar no ranking das capitais nacionais. Atualmente, mais de 3 milhões de pessoas são beneficiadas, representando 48,1% da população da cidade.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc