Hemorio faz últimas chamadas à população antes do Carnaval
Bateria da Unidos da Tijuca vai dar o tom da folia solidária nesta quarta-feira, na Cinelândia. Faltam ainda 700 bolsas de sangue para atingir meta de estoque para o feriadão
Nesta quarta-feira (15), o Hemorio estará com o ônibus da coleta móvel estacionado na Cinelândia das 10h às 15h, selecionando doadores que possam ajudar na campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, a fim atingir a meta de bolsas de sangue estocadas para o feriado de Momo. O Instituto estabeleceu uma meta de estoque de 1.000 bolsas de sangue, mas ainda faltam 700 há menos de cinco dias do Carmaval. Por isso, o hemocentro, responsável pelo abastecimento de 180 hospitais da rede pública, vai intensificar a campanha para atingir o objetivo.
O ônibus de coleta tem capacidade para realizar 100 cadastros, que certamente ajudarão a recompor os estoques do hemocentro. E quem estiver por lá, ao meio dia, verá uma apresentação da escola de samba Unidos da Tijuca, que animará os doadores ao som dos ritmistas e passistas, mostrando uma prévia do que a agremiação levará para a Marquês de Sapucaí.
Vista a Fantasia da Solidariedade – Há uma semana, o Hemorio – órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) – lançou a 9ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. A ação tem o objetivo de fazer um alerta para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval e conscientizar a população, já que, nesta época, a queda no número de doações de sangue chega a ultrapassar 50%. Exatamente neste período, há um aumento da demanda pelos hospitais abastecidos pelos hemocentros, devido ao crescimento no número de acidentes, principalmente nas estradas.
A diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo enfatiza que a população costuma ser bastante solidária e que espera um aumento no comparecimento até a próxima sexta-feira para recompor os estoques e abastecer com tranquilidade os hospitais do Rio de Janeiro.
– Nas épocas de festas de fim de ano e Carnaval, infelizmente há esse desequilíbrio nos estoques por causa da diminuição no número de doadores em decorrência das férias. Mas sabemos que a população é solidária e esperamos que eles compareçam ao Hemorio antes do Carnaval. Lembramos que o Hemorio funcionará todos os dias do carnaval para coleta de sangue, em horário normal. Geralmente muitas pessoas costumam vir até região da Central para assistir a movimentação dos carros alegóricos que as escolas de samba apresentarão na Sapucaí; portanto, é uma oportunidade de virem ao Hemorio, que fica bem próximo – sugeriu a diretora.
Brasileiro não tem hábito da doação regular – Menos de 2% da população brasileira doa sangue com regularidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, o percentual classificado como mínimo ideal pela Organização Mundial de Saúde seria entre 3 e 5% adotasse a prática.
Como doar? – Para ser um doador de sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho), ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não ter sido exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis. Não é necessário estar em jejum para doar sangue. O voluntário deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação. O documento pode ser obtido no site do Hemorio – http://www.hemorio.rj.gov.br.
No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio, e todos eles também estão precisando de doadores, como o Hospital dos Servidores e o Inca, no Centro, o Pedro Ernesto, em Vila Isabel ; da Posse, em Nova Iguaçú ; Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação no Hemorio com hora marcada.
O Hemorio, que funcionará normalmente durante todos os dias do carnaval, das 7 às 18 horas, fica na Rua Frei Caneca, 08 (ao lado do Campo de Santana), no Centro.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro