Hospital Dona Lindu alcança 97% de satisfação entre seus usuários
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), inaugurado em Paraíba do Sul há um ano e meio, vem realizando pesquisas constantes com todos os pacientes internados na unidade e os resultados têm sido extremamente satisfatórios. A última delas, feita entre os meses de novembro de 2010 a outubro de 2011, resultou em uma avaliação muito positiva de seus usuários. Cerca de 97% deles declarou estar muito satisfeito com o atendimento recebido no hospital.
Aplicada no segundo dia de hospitalização, a pesquisa de satisfação do usuário na internação é realizada enquanto o paciente está no leito. Entre os quesitos avaliados, estão a rapidez e eficiência no atendimento, a limpeza das instalações, a qualidade da alimentação, assim como os procedimentos médicos e da equipe de enfermagem. Participaram desse último estudo cerca de 2.200 pacientes.
– A contratação de profissionais especializados, o estímulo à capacitação constante da equipe, a compra de equipamentos e produtos de qualidade, e a manutenção da infraestrutura existente são alguns dos pilares dos bons resultados apresentados pelo Hospital Dona Lindu. Aqui, o cuidado com o paciente é priorizado em todos os âmbitos e a satisfação do público é a comprovação máxima de que as ações executadas, desde o administrativo até a assistência, vêm atingindo o objetivo e estimulando a prática constante de melhorias – ressaltou o diretor da unidade, Artur Hummel.
Edyr do Nascimento, de 56 anos, morador de Duque de Caxias, foi submetido a uma cirurgia de coluna no HTODL em maio de 2011. Na pesquisa de satisfação, ele detalhou sua experiência no hospital.
– Fiquei muito grato pelo carinho, dedicação, boa vontade e comprometimento que recebi no Hospital Dona Lindu. Minha gratidão se estende à equipe de enfermagem, limpeza, nutrição, maqueiros, recepção, UTI, enfim, fui muito bem tratado enquanto estive na unidade. Senti grande confiança em todos e isso contribuiu imensamente na minha recuperação, fazendo com que eu ficasse mais tranquilo e seguro.
Primeiro no atendimento ao trauma – O HTODL fechou o ano passado ocupando o primeiro lugar no ranking nacional no atendimento ao trauma, totalizando cerca de 3 mil procedimentos cirúrgicos somente de janeiro a dezembro de 2011, e segundo na realização de cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade.
Com isso, o HTODL vem cumprindo sua função de atender a uma parcela da população que, até então, tinha que se deslocar do interior do Estado para a capital e buscar atendimento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Para as cirurgias eletivas, os pacientes são referenciados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), pelo Relatório de Trauma do Estado e pelo Into. Já para os exames complementares, como tomografia e ultrassonografias, os pacientes são encaminhados pelo Rio Imagem e pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Mensalmente, o HTODL realiza, em média, 250 cirurgias, 2.400 atendimentos ambulatoriais e 15.400 exames, feitos por uma equipe especializada, composta por 264 funcionários, 220 terceirizados e um corpo clínico de 86 médicos. A unidade conta com aparelhos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais, e uma estrutura composta por 72 leitos (sendo sete de UTI), quatro salas cirúrgicas, seis consultórios ambulatoriais, centro de imagens e ambientes climatizados.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro