Moradores da Baixada Fluminense e Zona Norte do Rio são os que mais doam sangue no Hemorio
Em contrapartida, as unidades de saúde que mais utilizam os hemocomponentes da unidade estão no Centro e Zona Sul
Levantamento realizado pelo Hemorio identificou o perfil da maioria dos doadores de sangue: homem, com idade entre 18 e 29 anos, morador da Baixada Fluminense ou Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Além disso, os dados identificaram que os moradores da capital são os mais assíduos na doação de sangue, contabilizando 65,1% do total. A proposta da unidade com campanhas de motivação a doação de sangue é expandir o perfil deste doador, incentivando ainda a participação efetiva das mulheres.
Segundo dados coletados pela unidade de outubro de 2014 a outubro de 2015, apenas 32% são doadores de repetição (ou seja, têm o hábito de doar sangue), contra 46% de doadores espontâneos (que vão motivados por alguma campanha ou episódio). Do total, 67% são homens e 36% são jovens de 18 a 29 anos.
Quando analisada as regiões de origem, 27% são da Baixada Fluminense, 18% da Zona Norte, seguidos da Zona Oeste (14%), Centro (6%) e Zona Sul (6%) – outros municípios do estado e regiões da capital somam 29%. Os dados analisados ainda identificam que as unidades de saúde que mais consomem os hemocomponentes estão no Centro (Hemorio e Hospital Municipal Souza Aguiar) e Zona Sul da capital (Hospital Federal da Lagoa), o que equivale a 42% da produção.
– O maior consumo de hemocomponentes no Estado se devem a transfusões em pacientes de doenças falciformes, transfusões em pacientes de neoplasia, emergência (acidentes e traumas em geral) e cirurgias – afirma o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.
Um outro ponto de destaque é que apenas 1,5% da população do Rio de Janeiro é doadora de sangue, o que faz com que o estado fique abaixo da meta de doadores da Organização Mundial da Saúde, que é de 3%.
– As campanhas de conscientização quanto a importância da doação de sangue são executadas no intuito de aumentar os estoques do Hemorio, uma vez que a unidade atende cerca de outras 200 em todo o estado com o fornecimento de hemocomponentes. O que motivamos é a consciência da solidariedade – declara o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.
Semana Nacional da Doação de Sangue – Este ano, para marcar a Semana Nacional do Doador, o Hemorio promove coleta móvel de sangue na Cinelândia, nos dias 25 e 26, das 9 às 17h e, no dia 27 de novembro, das 8h às 16h. O evento acontece com a contribuição de parceiros: Rádio Bandnews FM, MPB FM, Instituto Masan, CCR Barcas, Metrô Rio, SuperVia, Fetranspor, Disque-Denúncia, Polícia Militar, Cedae e Confraria do Garoto.
Aplicativo Hemopics – Ainda como parte das ações da Semana Nacional da Doação de Sangue, o Hemorio lança o aplicativo Hemopics. Nele, o usuário pode tirar uma foto e, ao compartilhar, associá-la aos níveis de estoques de sangue da unidade, incentivando os amigos a reforçar o time de voluntários doadores. O objetivo é sensibilizar o maior número de pessoas a partir do compartilhamento da imagem, captando novos doadores e convocando os doadores habituais. O aplicativo está disponível para download gratuito para iOS, na AppStore e, em breve para e Android, no GooglePlay. O desenvolvimento é uma parceria da agência Mullen Lowe Brasil e da ActioLab.
Hemorio – O Hemorio é o responsável pelo abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Além de ser o hemocentro coordenador do Estado, o Hemorio também é um hospital referência para o tratamento de doenças hematológicas: doenças falciformes, leucemias, mielodisplasias e linfomas, hemofilias e outras alterações da coagulação.
Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br