Blog

Doutores da Alegria encerra calendário 2015 no Azevedo Lima

Em duas horas de apresentação, atores levaram alegria e muita emoção a pacientes, acompanhantes, funcionários e visitantes

Doutores_da_alegria_no_AzevedoCom uma apresentação natalina que mexeu fundo com a emoção de pacientes, acompanhantes, funcionários e até visitantes, a ONG Doutores da Alegria fechou, na tarde desta segunda-feira, dia 7, o calendário 2015 de apresentações no Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói. Em duas horas de show, seis atores percorreram a Emergência (a exceção é a Sala Vermelha), que fica no térreo, além das 17 enfermarias da Clínica Médica no 1º andar, levando música e dança com figuras natalinas como, por exemplo, os reis magos, a mais de 150 pessoas, entre jovens, adultos e idosos internados.

Parte do projeto Plateias Hospitalares, desenvolvido pela ONG em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), para levar arte e cultura a unidades de saúde, a performance do grupo (dessa vez integrado por atores da Sinfônica Ambulante, Conexão do Bem e Orquestra Voadora) proporcionou, como sempre, momentos de interação registrados das mais diferentes maneiras. Dos funcionários, eles ganharam aplausos, abraços e passos de danças. Dos acompanhantes, a gratidão por conseguirem animar parentes acamados, e dos visitantes, a surpresa boa ao se depararem com a ação que muda a rotina do hospital.

Mas os retornos especiais vieram mesmo dos pacientes, que interagiram com olhares, palmas, cantos, e até lágrimas e muita dança, como Márcio Medina, 66 anos. No Azevedo Lima desde 16 de novembro por conta de duas fraturas expostas no braço esquerdo por conta de um acidente de moto, Medina gostou tanto da apresentação, que seguiu o grupo por todo o 1º andar, indo na frente para anunciar a novidade do dia.

– Sensacional essa apresentação. Ela só reforça o que identifiquei nos mais de 20 dias vivendo aqui dentro: o Azevedo Lima melhorou 1000%, com atendimento humanizado e tudo funcionando! A última vez que vim aqui foi há 10 anos, com um filho também ferido em acidente de moto. Mas é outro hospital… E olha que quando os bombeiros me trouxeram pra cá, não queria ficar. Fui operado no mesmo dia e fiz tudo pra ir embora para uma unidade da rede privada pelo meu plano. Só que uma médica da família insistiu para eu ficar, dizendo que estava no melhor lugar para me tratar. Ainda bem que segui a orientação – disse Medina, empresário do ramo imobiliário, aguardando a segunda cirurgia para ter alta. “Mas sem pressa de ir embora”, brinca.

Há 22 dias na Clínica Médica com problemas cardíacos, o aposentado João Miguel Carvalho, 80 anos, chorou ao ver os atores entrando na enfermaria com a performance que tinha pinheiro iluminado e reis magos para simbolizar o Natal. “Foi muito bonito e fez ele chorar de emoção. Lembrou da Folia de Reis que tantas vezes ele fez”, explicou a esposa Erci Carvalho, 74 anos, elogiando o show e o atendimento do hospital. Os dois são casados há 56 anos e têm 13 filhos.

Os Doutores da Alegria retornam ao Hospital Azevedo Lima no fim de janeiro, com outra apresentação que também promete: o bloco da Seringa Solta, anunciando o Carnaval que começa na primeira semana de fevereiro.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br