A trajetória que construímos em 2015 tem lugar a História
Enquanto as dificuldades não passam, parece que vão durar para sempre. Mas não é bem assim, a vida segue em constante movimento e transformação. Somos lapidados pelas experiências que a profissão nos dá, de acordo com a disposição que temos para viver.
Este ano foi difícil, por causa da conjuntura social, política e econômica que o país enfrenta. Mas estamos felizes, pois atravessamos um mar de incertezas com a firmeza de quem sabe o que quer. Queremos uma profissão regulamentada com direitos e deveres. Sem você, isso não seria possível.
Agora, é hora de virar a página e compreender tudo o que se passou, para projetar o próximo ciclo de realizações. Não existe colheita sem plantio, temos que perseverar sem ilusão de vida fácil, pois temos direitos sociais a defender e um país inteiro para reorganizar e construir.
Em 2015, a regulamentação das técnicas radiológicas completou 30 anos no Brasil e não deixamos por menos. Inobstante as imensas dificuldades que enfrentamos, chegamos ao fim do ano com um saldo positivo de ações, que nos permitiram crescer e consolidar nossa atuação em nível federal.
Na próxima semana, vamos publicar um balanço detalhado do trabalho que desenvolvemos em 2015. Em resumo, realizamos um congresso internacional, publicamos 131 matérias, conquistamos 82.124 seguidores nas redes sociais, alcançamos mais de 15 milhões de pessoas e mantivemos o trabalho de fiscalização, para coibir o exercício ilegal da profissão.
Foi um ano de muito trabalho e visibilidade para os profissionais das técnicas radiológicas. Em 2016, vai ser ainda mais intenso. Vamos manter com energia nossos projetos de educação continuada e controle jurisdicional da profissão, para manter a organização social que conquistamos ao longo da trajetória.
Ainda estamos longe do ideal, mas os avanços são irrevogáveis. Nossa estabilidade foi conquistada por meio da educação continuada, da fiscalização e do trabalho coletivo, não se dissipa no ar.
Somos reconhecidos. É difícil, quase impossível encontrar alguém que não tenha precisado para si ou alguém da família dos trabalhos de um dos nossos profissionais. Estamos presentes no cotidiano das pessoas, aliviando sofrimentos, salvando vidas e dando sentido à sociedade que fazemos parte.
Esse é o espírito do Natal, esse é o nosso desejo de renovação para o próximo ciclo.
Em 2016, para manter o controle jurisdicional da profissão no Brasil, precisamos que o Congresso Nacional aprove e a Presidência da República sancione o PL n.º 3.661/2012. Somente assim, teremos um novo marco regulatório, suficiente para atender as necessidades da classe, do mercado, dos governos e da sociedade.
Nenhuma pessoa ou instituição vai conseguir alcançar essa conquista sozinha. Dada a difícil situação econômica e política que o país atravessa, sabemos que colocar nossas necessidades na agenda do país exigirá um esforço concentrado, acima de todas as eventuais diferenças entre conselhos, sindicatos e associações profissionais que ainda prevalecem. Precisamos da união de todas as organizações para defender nossos direitos sociais.
Temos que manter os aliados e amigos por perto. Os adversários e inimigos, mais perto ainda. Nosso trabalho é silencioso, justamente, para combater o exercício ilegal da profissão na raiz.
O trabalho de fiscalização é silencioso. O de comunicação, não. Mais que uma autarquia, hoje, o CONTER é uma entidade que promove o conhecimento, a informação e a educação.
O ano foi duro, mas chegou ao fim. Por isso, nos resta agradecer pela parceria e desejar uma trajetória de sucesso para você. Desejamos que seus sonhos se realizem e que você seja feliz, ao lado dos amigos, da família e das pessoas que ama.
Parabéns, profissionais das técnicas radiológicas, vocês são o que temos de mais valioso. O trabalho de cada um dos 100.483 de vocês ajuda a melhorar o país.
Nosso trabalho é imperfeito, como a vida é. Mas nunca percamos de vista a ideia de ser melhores a cada dia, para obter o melhor retorno do nosso trabalho e empenho. Reconheça o teu valor e não abaixe a cabeça, você só tem a crescer. Nós confiamos no aperfeiçoamento e profissionalização da sua técnica permanentemente.
FELIZ 2016!
FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br