5 Anos Fukushima Na Cinemateca Do Mam Rio
5 Anos de Fukushima na Cinemateca do MAM Rio
Do Rio para o Mundo – Cinco Anos Fukushima e 30 anos Chernobyl – Exibições simultâneas no mundo. Um projeto do Uranium Film Festival Rio de Janeiro na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM Rio). O festival de cinema sobre a era nuclear, vai lembrar os acidentes nucleares de Fukushima e Chernobyl que completam em 2016, cinco e 30 anos respectivamente. Por isso, o festival vai realizar em vários países exibições simultâneas de filmes, no dia 11 de março, em memória aos 5 anos do acidente nuclear de Fukushima. Além do Rio, outras cidades no mundo como Berlim e Varsóvia, já estão confirmadas. Também no dia 26 de abril, o festival lembrará na Cinemateca do MAM Rio, os 30 anos do acidente em Chernobyl.
Cinemateca MAM Rio : Sessão “5 Anos Fukushima”, dia 11 de março (sexta-feira), às 18:30
Programação:
ALONE IN THE ZONE (Sozinho na Zona de Exclusão)
Japão, 2013, Documentário, 18 min. Direção: Ivan Kovac e Jeffrey Jousan. Produção: Vice Japan. Áudio em japonês, legendas em português.
Trailer: http://www.vice.com/video/radioactive-man
Dois anos depois do acidente com 3 reatores da Usina Nuclear Dajichi, em Fukushima, no Japão, e a criação da zona de evacuação num raio de 20Km da usina, um agricultor ainda vive no local, enfrentando altos níveis de radiação e solidão para cuidar dos animais abandonados. Seu nome é Naoto Matsumura, ele é o último homem de pé na cidade fantasma de Tomioka. Outro fazendeiro, Kenji Hasegawa, da cidade de Iidate, que também foi evacuada devido à alta radiação, procurou refúgio em abrigos temporários. Diante de um mundo pós-nuclear, ambos partilham opiniões sobre o estado de suas vidas e algumas das mais difíceis situações que tiveram de enfrentar em meio a esmagadora radioatividade. Prêmio: Menção Honrosa The Webby Awards 2014.
ORDINARY LIVES / FUTU NO SEIKATSU (Cotidiano)
Japão, 2012, Documentário, 80 min. Direção Taizo Yoshida. Produção Neighbors. Áudio em japonês, legendas em português.
A preciosidade do dia-a-dia só é percebida quando enfrentamos um desastre. As pessoas em Fukushima nunca mais poderão voltar à vida normal que tinham até 11 de março de 2011. Como é importante o nosso cotidiano. Só percebemos isso quando sofremos um desastre. Você pode imaginar como é difícil viver sob um ambiente altamente radioativo? Baseado em entrevistas de cerca de cinquenta pessoas em Fukushima, de abril a setembro de 2011, este filme revela a luta interna de crianças, mães e das pessoas ao seu redor. Fukushima é um ‘campo de batalha’ para manter a vida de pessoas comuns fora da radioatividade.
http://ordinarylife.bgettings.com/wp/?m=201504
Depoimento do Diretor Taizo Yoshida: As mães dizem: “Por favor, faça uso de nossa experiência em Fukushima. Pode acontecer em qualquer lugar e para qualquer um, quando há uma central nuclear em operação”. Pessoas em Fukushima tendem a suportar as dificuldades. Elas não falam, então eu tentei coletar as vozes murmurantes e fazer um filme muito tranquilo. Eu quero que você conheça pessoas reais de Fukushima. Elas nunca mais poderão voltar às suas ‘vidas normais’ que tinham até 11 de março de 2011.
Depois da exibição dos filmes sobre Fukushima, a diretora do festival Márcia Gomes de Oliveira estará presente para um bate papo com o púbico.
Márcia esteve em março de 2015 no Japão, a convite da organização japonesa Peace Boat (www.peaceboat.org), para participar de eventos do 4º aniversário do acidente nuclear: “Japan and the World Connect for a Nuclear Free Future”, “The Global Conference for Voices from Fukushima” e “The UN World Conference on Disaster Risk Reduction (WCDRR ) – Conferência da ONU sobre Redução de Riscos de Desastres.
Contato
International Uranium Film Festival
Rua Monte Alegre, 356 / 301
Santa Teresa
Rio de Janeiro / RJ
CEP 20240-195
Brasil
www.uraniumfilmfestival.org
info@uraniumfilmfestival.org
www.facebook.com/uranioemmovimento
www.facebook.com/uraniumfilmfest
www.facebook.com/aboutnukes
https://twitter.com/URANIUMFESTIVAL