Cinco Anos Fukushima na Cinemateca do MAM Rio
Em 11 de março de 2011, o mundo assistiu atônito o terremoto seguido de tsunami no Japão. Mas em Fukushima, a população ainda sofreria com uma terceira catástrofe: o derretimento de 3 reatores de sua usina nuclear.
Nesta sexta-feira, 11 de março, na Cinemateca do MAM, você poderá saber o que está acontecendo no Japão após 5 anos do acidente nuclear em Fukushima. Serão exibidos dois filmes japoneses sobre a vida dos que permaneceram na região próxima ao desastre nuclear. O público também poderá tirar suas dúvidas com o Dr.Kelecom, professor em Radiobiologia da Universidade Federal Fluminense e que já esteve duas vezes em Fukushima.
Cinemateca do MAM Rio, 11 de março, 18h30
Av. Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro-RJ
Ingressos: R$ 8,00. Meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes.
www.mamrio.org.br
Cinco Anos Fukushima
Programação 11 de março (sexta-feira), às 18:30 na Cinemateca do MAM Rio
ALONE IN THE ZONE (Sozinho na Zona de Exclusão), Japão, 2013, Documentário, 18 min. Direção: Ivan Kovac e Jeffrey Jousan. Produção: Vice Japan. Áudio em japonês, legendas em português. Trailer: http://www.vice.com/video/radioactive-man
ORDINARY LIVES / FUTU NO SEIKATSU (Vida no Cotidiano), Japão, 2012, Documentário, 80 min. Direção Taizo Yoshida. Produção Neighbors. Áudio em japonês, legendas em português.
http://ordinarylife.bgettings.com/wp/?m=201504
Depois da exibição dos filmes sobre Fukushima, Márcia Gomes de Oliveira, diretora do Uranium Film Festival, e Alphonse Kelekom, doutor em Radiobiologia e professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, estarão presentes para um bate papo com o púbico. Márcia esteve em março de 2015 no Japão, a convite da organização japonesa Peace Boat (www.peaceboat.org), para participar de eventos do 4º aniversário do acidente nuclear: “Japan and the World Connect for a Nuclear Free Future”, “The Global Conference for Voices from Fukushima” e “The UN World Conference on Disaster Risk Reduction (WCDRR ) – Conferência da ONU sobre Redução de Riscos de Desastres. O professor Kelecom é membro da banca de juri do Uranium Film Festival e já esteve duas vezes em Fukushima após o acidente.
Como chegar
http://mamrio.org.br/museu/servico/
Contato para mais informações:
Márcia Gomes de Oliveira
Diretora Executiva
International Uranium Film Festival
Rio de Janeiro
Telefones (21) 97207 6704; 2507 6704
www.uraniumfilmfestival.org
info@uraniumfilmfestival.org
www.facebook.com/uranioemmovimento
www.facebook.com/uraniumfilmfest
www.facebook.com/aboutnukes
https://twitter.com/URANIUMFESTIVAL