Blog

Vacinação contra a gripe será antecipada no RJ

Vacinas estarão disponíveis para gestantes e crianças com idades a partir de seis meses e menores de 5 anos, além de pacientes renais crônicos, a partir do dia 25 de abril

Gestantes e crianças com idades a partir de seis meses e menores de 5 anos, além de pacientes renais crônicos, terão o início da vacinação contra a gripe antecipada para o dia 25 de abril em todo o estado do RJ. A determinação do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., visa antecipar, de forma preventiva, a imunização dos destes grupos, que estão entre os prioritários para a campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

– Estamos atentos ao aumento do número de casos de H1N1 no estado e, embora o panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização destes grupos específicos pede prioridade, uma vez que são os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar. Essa antecipação é uma medida preventiva que estamos adotando – explicou Luiz Antônio Teixeira Jr, secretário de Saúde.

A partir do dia 30/4, a campanha nacional de vacinação terá início em todo o país, conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde. No estado do Rio de Janeiro, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. A Secretaria de Estado de Saúde espera imunizar pelo menos 80% destes grupos, que incluem, além de gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos e pacientes portadores de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde. A previsão é de que a campanha nacional ocorra até o dia 20 de maio. No RJ, serão mais de 3 mil postos de saúde municipais atuando na distribuição da vacina, nas 92 cidades do estado. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

– É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1 – destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

>> Tire suas dúvidas:

O que é Influenza? – É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana.

Transmissão – Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda por meio indireto pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.

Como se prevenir – Manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

 Cuidados em creches – Higienizar dos brinquedos com água e sabão; Utilizar lenço descartável para limpeza das secreções nasais e orais das crianças; Lenço ou fralda de pano devem ser trocados diariamente; Deve-se lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças; Informar aos pais e/ou responsáveis quando a criança apresentar sintomas de gripe.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br