Rio Imagem começa a funcionar. Além de pacientes, várias histórias para contar
Mônica, Vera Lúcia, Rita, Purcina. Estes são os nomes de alguns dos primeiros pacientes atendidos no Rio Imagem – novo Centro de Diagnóstico por Imagem do Estado do Rio de Janeiro – que começou a funcionar na capital fluminense nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro. Cada uma dessas mulheres tem uma história de espera e de esperança e assim como elas, milhares de moradores do estado passam a partir de hoje a contar e desfrutar deste moderno centro de diagnósticos de forma gratuita e com qualidade de atendimento.
A subsecretária de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde, Ana Lúcia Neves, uma das idealizadoras do projeto do Rio Imagem, esteve no local durante toda a manhã, acompanhando os primeiros atendimentos. Justamente porque a marcação de exames não é feita no próprio local, não houve filas, nem demora no atendimento.
– O paciente, com o pedido médico em mãos, deverá procurar a Secretaria municipal de Saúde da sua cidade, que será a responsável por fazer o agendamento. Na véspera da realização do exame, o paciente vai receber um torpedo de confirmação pelo celular – explica Ana Lúcia Neves. A subsecretária destaca, ainda, que este modelo de marcação de exames foi definido em comum acordo entre todas as prefeituras dos 92 municípios do Rio de Janeiro a fim de agilizar o atendimento e garantir que todos os usuários do Sistema Único de Saúde do estado tenham acesso ao Rio Imagem de maneira equânime. Para isso, as prefeituras e secretarias municipais de Saúde foram orientadas e treinadas a utilizar o sistema online de agendamento.
Os primeiros pacientes – Após enfrentar muita dificuldade para fazer uma ultrassonografia transvaginal e uma ultra do abdômen, a segurança Mônica Cristina, de 42 anos, foi encaminhada por um posto de saúde da Gávea, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, para o Rio Imagem. Ela, que já chegou a esperar mais de um ano para fazer esses exames de rotina, entrou na nova unidade pouco depois que os portões foram abertos. A moradora de Anchieta não encontrou dificuldade de chegar de trem até o Rio Imagem e ficou contente com o resultado.
– Já tentei fazer esses exames outras vezes, mas nunca tive chance. Aqui fiz os dois de uma única vez. O atendimento foi excelente, da recepção ao acompanhamento médico. Dei muita sorte. Espero voltar outras vezes – falou Mônica.
Purcina Melo, de 75 anos, foi acompanhada pela filha Maria de Fátima Nascimento para fazer uma mamografia, exame de rotina que realiza uma vez por ano, dando uma lição para mulheres de todo o Brasil em não descuidar da sua saúde. A marcação era para 10h15, mas Purcina chegou duas horas mais cedo, pensando que o atendimento seria demorado. Mas assim que entrou no Rio Imagem, foi logo recebida e encaminhada para uma das salas de exame. Há uma semana seu pedido foi encaminhado pelo posto de saúde do Centro. Ela diz que foi o atendimento mais rápido que já teve. Antes, Purcina já havia esperado até um ano para realizar o mesmo exame.
– Gostei muito. Cheguei a pagar para fazer uma mamografia na rede particular porque era muito demorado pelo SUS. Agora, com o Rio Imagem, tudo fica mais fácil. É como diz no folheto que encontrei aqui: “Podia ser particular, mas é público”. Isso é verdade, o lugar é bonito, moderno e bem perto da Central do Brasil. Está sendo muito bom. Só posso elogiar – afirma a pensionista.
Devido a fortes dores que sente nos pés há seis meses, a psicóloga Vera Lúcia Marins Vieira, foi encaminhada para fazer uma ressonância magnética no Rio Imagem. A moradora de Niterói nunca tinha feito esse exame antes e aprovou o atendimento.
– Estou encantada! Os funcionários estão muito bem treinados, orientando os pacientes. E mesmo para mim, que moro em Niterói, foi muito bom. A localização é ótima, tem várias opções de transporte – destacou Vera.
A moradora de Bento Ribeiro, Rita de Cássia Bonfim era outra satisfeita porque finalmente conseguiu marcar uma ressonância pélvica marcada por seu ginecologista. Ela esperava fazer o exame há cinco meses.
– Antes era um sacrifício para marcar um exame nos hospitais públicos. Fui muito bem atendida aqui no Rio Imagem. O lugar é maravilhoso e todos estão de parabéns – conta a manicure.
Funcionamento – O Rio Imagem conta com 112 médicos especialistas e vai funcionar de segunda a sexta de 7h às 21h, aos sábados de 8h às 17h e aos domingos de 8h às 13h. A previsão é fazer 800 exames por dia, 22 mil por mês. A unidade fica na Avenida Presidente Vargas, 1733, em frente à Central do Brasil.
Telefone de contato – A Secretaria de Estado de Saúde reforça que a marcação de exames será feita exclusivamente via secretarias de Saúde de cada município. Em caso de dúvidas, os telefones de contato são (21) 2332-6105 / (21) 2332-6109 / (21) 2332-0951.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br/