CONTER convida profissionais para audiência pública em São Paulo
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) convida a todos os profissionais e estudantes das técnicas radiológicas para audiência pública em São Paulo, com o objetivo de discutir a formação e os requisitos mínimos necessários para a operação de equipamentos emissores de radiação ionizante.
A audiência pública vai ser realizada dia 3 de junho de 2016, às 10 horas, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O requerimento da sessão foi feito pela deputada estadual Leci Brandão (PC do B/SP).
Embora a legislação federal expresse claramente que, para operar equipamentos emissores de raios X, é necessário ter formação de Técnico ou Tecnólogo em Radiologia e habilitação legal emitida pelo Sistema CONTER/CRTRs, existem casos de exercício ilegal da profissão que tornam necessária a discussão de instrumentos legislativos estaduais para combater a prática irregular e assegurar o cumprimento da norma.
“Precisamos discutir com a classe o que podemos fazer para combater o exercício ilegal da profissão com eficiência. Não podemos permitir que profissionais sem competência coloquem em risco a segurança e a saúde dos pacientes. Portanto, espero que a categoria compareça em peso à sessão”, coloca a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro.
FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br