Blog

Vigilância Sanitária promove curso para ambulantes

Aulas são gratuitas e orientam sobre manipulação de alimentos

Amanhã, dia 31, a Vigilância Sanitária abre espaço para ensinar os ambulantes da cidade do Rio de Janeiro a manipularem e acomodarem corretamente os alimentos que comercializam nas ruas. O objetivo é orientá-los sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida.

Serão distribuídas 50 vagas e os alunos terão contato com técnicos da Vigilância Sanitária especialistas na prevenção de riscos sanitários e de doenças transmitidas por alimentos. O curso será somente de uma aula, que vai durar três horas. Ao final, haverá a distribuição de um certificado de participação individual.

Durante o encontro, serão apresentadas as normas para a higiene e controle de alimentos e como ocorrem as contaminações microbianas, além de outras consequências da manipulação incorreta. Haverá também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc), e de conservação e armazenamento.

O ambiente de trabalho também é alvo do curso, que ensina regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e de controle de insetos e roedores. A legislação com normas higiênico–sanitárias também será apresentada e discutida com os participantes.

O encontro começa às 14h e vai até 17h, no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180, na Lapa. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail geducavisa@gmail.com ou pelo telefone  (21) 2224-4606. Haverá outros cursos nos dias 28 de junho, 26 de julho, 30 de agosto, 27 de setembro, 25 de outubro, 29 de novembro e 06 de dezembro.

O curso de “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos” faz parte do projeto “Sabores da Rua”, que volta o olhar da Vigilância Sanitária para os ambulantes, potenciais parceiros na diminuição dos riscos sanitários, quando orientados. Para convencê-los da necessidade de fazer o curso, foram feitas reuniões com associações, sindicatos e entidades ligadas ao comércio de rua.

As atividades educativas fazem parte do novo perfil da Vigilância Sanitária municipal, que investe na educação do setor regulado (estabelecimentos de alimentos, saúde e beleza) para diminuir o número de infrações e, consequentemente, de riscos à saúde da população carioca.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc