Membros do ARCAL avaliam projetos de cooperação técnica na área nuclear
Representantes da área nuclear de países da America Latina e do Caribe estão reunidos durante esta semana na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro, em evento do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e da Tecnologia Nucleares na América Latina e Caribe (ARCAL). Profissionais de oito países, incluindo o Brasil, realizam, de 21 a 25 de novembro, uma revisão no “Perfil Estratégico Regional” do ARCAL. O encontro foi organizado pela Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais (CGAI) da CNEN.
O ARCAL é um acordo entre vinte países interessados na promoção dos usos pacíficos da energia nuclear. O “Perfil Estratégico Regional”, que está sendo discutido, é um plano para uma efetiva cooperação entre os países, com apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O documento foi elaborado em 2007, com validade até 2013. Periodicamente, é feita uma avaliação dos objetivos e projetos em andamento. “À medida que o tempo passa, alguns temas deste plano ficam desatualizados e outros tornam-se mais relevantes”, analisa o servidor da CGAI Chao Tsu Chia.
A revisão do “Perfil Estratégico Regional” possibilita que sejam definidos os projetos que serão implementados nos próximos anos, levando em consideração as peculiaridades do desenvolvimento dos usos da energia nuclear em cada país. O objetivo dos participantes é encontrar um ponto comum na política de definição dos projetos. Os debates permitem aprofundar o conhecimento nas prioridades de cada país e analisar onde está a confluência das necessidades entre os envolvidos, para assim tratá-los como região.
O encontro conta com participantes da Argentina, Colômbia, Bolívia, Cuba, Chile, Panamá, Brasil e Espanha (apesar de não estar localizada na América Latina, é um país associado ao acordo). A Agência Internacional de Energia Atômica enviou dois representantes para participar dos debates: Eva Ciurana Casademont e Alain Cardoso Cabezon.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/