Saúde inaugura Clínicas da Família de Curicica e Piedade
Juntas as unidades beneficiarão 42 mil moradores nos dois bairros cariocas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou nos dias 1º e 2 de setembro as clínicas da família Maicon Siqueira, em Curicica, e Olga Pacheco, em Piedade. Juntas as duas unidades beneficiarão 42 mil pessoas que moram nos bairros das zonas Norte e Oeste da cidade. Com as duas novas unidades, o município do Rio passa agora a contar com 97 clínicas da família em 60 bairros. O investimento foi de R$ 5,2 milhões por cada unidade.
Na quinta-feira foi inaugurada a Clínica da Família Maicon Siqueira, que conta com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal, beneficiando 24 mil pessoas. A nova unidade beneficia as comunidades da Estrada Santa Maura, Parque Carioca e Asa Branca e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados até o meio-dia. O nome da clínica é uma homenagem ao medalhista olímpico Maicon Siqueira, bronze no taekwondo na categoria acima de 80 quilos masculino.
Na sexta-feira foi a vez da comunidade do Morro do Urubu receber sua unidade de referência. A Clínica da Família Olga Pacheco – nome em homenagem à ex-líder comunitária da região – contará com seis equipes de saúde da família e três de saúde bucal, beneficiando 18 mil pessoas. A unidade também funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados até o meio-dia.
“Há mais de 20 anos que a comunidade do Morro do Urubu esperava por esta unidade. Antes, a população daqui era atendida no Engenho da Rainha. Com essa unidade, completamos a cobertura de saúde desta região”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante a entrega da Clínica da Família Olga Pacheco para a comunidade.
Nas Clínicas da Família, pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.
“Um espaço de saúde como esse é prioritário porque as pessoas fazem aqui a medicina preventiva, a Atenção Primária, que permite que elas não fiquem doentes”, disse o prefeito Eduardo Paes na inauguração da Clínica da Família Maicon Siqueira.
As clínicas da família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, 55,6% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 2016.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc