Paciente do Hospital São Francisco de Assis recebe órgão de doador do Mato Grosso
Desde a mudança de gestão, este foi o sétimo transplante integralmente custeado pelo Sistema Único de Saúde
Internada em estado gravíssimo no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Francisco de Assis (HSFA), uma jovem de 19 anos teve a vida salva por uma doação de órgãos ocorrida no estado do Mato Grosso. O procedimento para o transplante de fígado, realizado pela equipe médica da unidade filantrópica durante a madrugada desta quarta-feira (14/9), era a última esperança para a recuperação da paciente, que desenvolveu uma hepatite fulminante e estava desde o último dia 9/9 na unidade. O órgão doado veio para o Rio em um avião disponibilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
– São momentos como este que fazem todo o esforço valer a pena. Nossa preocupação será sempre garantir a assistência aos nossos pacientes. Agora, com foco totalmente voltado para os transplantes, certamente daremos continuidade à nossa missão aqui, que é salvar vidas – conta Frei Paulo, responsável pela unidade.
A cirurgia foi considerada bem sucedida pelos médicos e a paciente, que segue internada no CTI, vai permanecer em observação e se recupera bem. Este foi o sétimo procedimento realizado pelo HSFA após a mudança de gestão pela qual passou a unidade. Atualmente credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade passou a receber recursos específicos para transplantes e está focando sua atuação exclusivamente na realização deste tipo de procedimento.
– A mudança de gestão do HSFA foi importante para garantir a estabilidade que este tipo de procedimento precisa. Só nos últimos dias, tivemos quatro transplantes renais e outros dois transplantes hepáticos, além deste, que contou com o ato solidário de um doador de outro estado. Ao se credenciar ao SUS, a unidade passa a receber por procedimento realizado, diretamente do governo federal. Diante do atual momento de crise econômica, teremos uma economia de cerca de R$ 78 milhões por ano, sem comprometer o acesso dos pacientes à unidade. Isso representa maior eficiência na utilização de recursos públicos – ressaltou Luiz Antônio Teixeira Jr, secretário estadual de Saúde.
HSFA em números – Desde o início do ano, o Hospital São Francisco de Assis já realizou 97 transplantes renais e outros 42 hepáticos. A unidade, recentemente, passou por processo de migração em seu modelo de gestão, passando da administração por Organização Social de Saúde para o credenciamento SUS. A decisão, tomada em conjunto pela direção da unidade com apoio da SES, vai garantir maior estabilidade para o HSFA, fazendo com que os recursos sejam repassados por procedimento realizado, sendo obrigatória sua aplicação nas cirurgias de transplante.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br