Curso promovido pela CNEN para profissionais da América Latina aborda a infraestrutura de segurança da área nuclear
Os países da América Latina estão investindo continuamente na garantia de uma infraestrutura segura para o desenvolvimento de seus programas nucleares. Em função disso, 44 participantes da Bolívia, Chile, República Dominicana, Peru, Equador e Brasil participam do curso “Desenvolvimento da Infraestrutura de Segurança Nuclear Necessária para um Programa Nacional de Geração de Energia Nuclear”, organizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Os 19 palestrantes são profissionais da Áustria, Argentina e Brasil.
O evento iniciou nesta segunda-feira (17/10) e ocorre em três cidades diferentes. Até 19 de outubro, as atividades serão realizadas na sede da CNEN, no Rio de Janeiro. Nos dias 20 e 21 de outubro, o grupo se deslocará para Angra dos Reis. Já entre os dias 24 e 28 de outubro o encontro será em Belo Horizonte, durante o International Nuclear Atlantic Conference (INAC), no centro de convenções “Minas Centro”.
Segundo o coordenador técnico do evento, o servidor da CNEN Alexandre Gromann, a motivação dos participantes é a retomada da energia nuclear no mundo. Entre os principais temas que serão tratados no curso estão as questões técnicas de engenharia e segurança. Também serão abordados os aspectos jurídicos, de regulação, desenvolvimento e de recursos humanos da área nuclear, além da escolha de locais para as instalações nucleares e do planejamento para respostas a situações de emergência.
O curso inicia às 8:30 e finaliza às 17:00. Com exceção da etapa de Minas Gerais, que encerrará às 17:30. A entrada é franca.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/