Jornada Muldicisplinar Oncológica Ortopédica
Into abre inscrições para curso sobre câncer ósseo
Apesar de muitas vezes esquecidos, quando comparados com as funções vitais do coração e pulmão, os ossos são indispensáveis para o corpo humano, como a produção de sangue, por exemplo. Além disso, eles protegem órgãos, dão sustentação e possibilitam os movimentos. Ter seu desempenho comprometido em qualquer parte do corpo pode levar o paciente à amputação e à incapacidade de movimentos. Para discutir o tema o Departamento de Oncologia Ortopédica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) organizou para o dia 30 de setembro, a Jornada Muldicisplinar Oncológica Ortopédica. O evento tem início às 8h30min e será realizado no novo endereço do Into, na Avenida Brasil 500.
O encontro vai reunir especialistas de várias áreas. Contará ainda com um convidado internacional, Dr Aguillera, da Argentina. Debates, mesas redondas e apresentação de trabalhos fazem parte do cronograma. Ana Maria de Oliveira Damasceno, que é assistente social especializada pelo INCA/MS, mestranda em educação profissional em saúde EPSJV / FIOCRUZ, vai falar sobre o atendimento multidisciplinar para os pacientes com câncer ósseo. Maria Facó, especialista em Psicologia Clínica, vai fazer um relato sobre psicanálise e câncer. Os outros temas discutidos durante a programação serão baseados no atendimento nutricional ao paciente oncológico, cuidados de enfermagem e reabilitação.
O câncer ósseo representa o sexto grupo de doenças mais freqüentes no mundo, responsável por aproximadamente 6% de todos os casos entre crianças e jovens e por cerca de 1% de todos os tipos da doença que acometem a população em geral. Só no Into, são realizadas cerca de 21 cirurgias por mês. De acordo com Dr. Walter Meohas, que é chefe da área de oncologia do Into, ter ou não ter a doença é uma loteria. “É por isso que devemos ficar atentos à saúde, frequentando regularmente médicos e realizando exames. Em casos de crianças, é preciso levar sempre em consideração as queixas de dores recorrentes da garotada, investigar à exaustão”, explica Meohas, lembrando que o diagnóstico precoce é o que o pode salvar vidas, fazer com que a doença seja menos mutilante e ainda manter as funcionalidades do paciente.
SERVIÇO:
Local: Nova Sede do Into
Avenida: Brasil, 500
Caju Rio de Janeiro-RJ
Data: 30 de setembro de 2011 Sexta
Horário: 8h às 17h
Investimento: R$ 50,00
Inscrições: pelo site http://www.into.saude.gov.br/
FONTE: INTO
http://www.into.saude.gov.br/