SES criará Hospital Estadual de Traumato-Ortopedia em Nilópolis
Unidade funcionará no Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, que passará por readequações a partir desta sexta-feira (30/12)
O Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans (HEVMC), em Nilópolis, passará por readequação a partir desta sexta-feira (30/12) e será reaberto como Hospital Estadual de Traumato-Ortopedia. O processo licitatório para a contratação de uma empresa após o fim do contrato com a atual OSS – a HMTJ (Hospital Maternidade Terezinha de Jesus) – deve ser concluído num prazo de até 60 dias.
O novo hospital contará com um centro de ortopedia específico para idosos, retomando o serviço que era oferecido no antigo Centro Estadual de Trauma do Idoso (CETI), fechado em 2015. O Centro de Tratamento de Queimados que funciona na unidade será mantido.
A criação da unidade especializada em ortopedia é uma estratégia para ajudar a desafogar as unidades de grande emergência da Baixada Fluminense, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu, e também absorver parte da demanda de outras unidades especializadas, como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
A mudança de perfil do HEVMC faz parte do projeto de readequação da rede estadual de saúde, que foi iniciada com a especialização de algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Os pacientes internados no HEVMC – que não oferece atendimento para casos de urgência e emergência – estão sendo transferidos para outras unidades da rede estadual.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br