Blog

Neste sábado, a SMS vacinou mais de 18 mil pessoas contra a febre amarela na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 18.714 pessoas contra a febre amarela neste sábado, 1º.  As salas de imunização das unidades da rede de Atenção Primária estiveram abertas das 8h às 12h. A soma dos imunizantes aplicados desde o início do ano já alcançou a marca de 692 mil doses. A vacina está disponível de forma preventiva e programada em clínicas da família e centros municipais de saúde, conforme suas capacidades técnicas de segurança dos pacientes e boas práticas de vacinação.

A cidade do Rio não é área de ocorrência da doença e a vacinação no município acontece durante todo o ano.  A SMS reforça que o insumo tem contraindicações importantes que serão rigorosamente seguidas pelos profissionais de saúde, para reduzir os riscos de ocorrência de reações adversas nas pessoas que receberem o insumo.

A vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas acima de 60 anos, crianças menores de 9 meses e a pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados. Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA, também não devem tomar a vacina. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.

Dúvidas ou outras informações sobre a vacinação contra a febre amarela podem ser consultadas

Cariocas, que buscam informações sobre a vacinação contra a febre amarela, podem entrar em contato com a central de atendimento da prefeitura no telefone 1746, ou acessar o no site da SMS (http://www.rio.rj.gov.br/web/sms),  além de poder esclarecer dúvidas em qualquer unidade da rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família).

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc