CNEN mostra aplicações da energia nuclear na 63ª SBPC
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) participa da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorre na cidade de Goiânia (GO), entre os dias 10 e 15 de julho. Estudantes, pesquisadores e o público em geral podem conhecer um pouco mais sobre energia nuclear e as suas diversas aplicações.
No Brasil, a energia nuclear está presente na geração de eletricidade, medicina, indústria, atividades de pesquisa, entre outras áreas. Mostrar um pouco dessa realidade é o objetivo do estande sobre energia nuclear montado na ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que reune centenas de expositores durante a 63ª SBPC.
Uma área da ExpoT&C foi destinada às unidades do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No espaço da energia nuclear, além da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), estão presentes outras duas instituições do Ministério que atuam no setor: Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) e Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Profissionais das três instituições usam maquetes, produtos de exposição e material didático para mostrar os benefícios que a energia nuclear pode trazer à sociedade brasileira.
Eles também realizam palestras sobre temas específicos da área nuclear. As palestras ocorrem em um auditório montado na área da ExpoT&C. No dia 12 de julho, às 13h10, Patrícia Wieland, servidora da sede da CNEN, realiza a palestra “Irradiação de Alimentos”. Paulo Ney de Araújo Barros, do CDTN (CNEN/MG), no dia 13, às 18h10, fala sobre “Aplicações Sociais da Energia Nuclear”. No dia 14, às 17h30, o coordenador do CRCN-CO (CNEN/GO), Leonardo Lages, aborda “Segurança e Monitoramento de Depósitos de Rejeitos em Abadia de Goiás”.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/