Hemorio continua a vacinar contra a febre amarela
Imunização é aplicada após a doação de sangue ou a triagem, em caso de inaptidão
A partir da próxima segunda, dia 17, e até sexta, dia 21, o Hemorio, unidade da Secretaria de Estado de Saúde, oferece a vacina contra a febre amarela a todos os candidatos à doação de sangue que passarem pela triagem clínica. Serão disponibilizadas 200 doses por dia. O objetivo é atrair mais doadores ao hemocentro, já que, após tomar a vacina, é preciso esperar quatro semanas para doar sangue.
Todos os voluntários à doação que passarem pela triagem clínica, aprovados ou não, vão receber a dose da vacina. Não será possível apenas se vacinar no hemocentro: o candidato à doação deve, necessariamente, passar pela triagem para receber a vacina.
No primeiro período da nova campanha, foram vacinadas 321 pessoas. Entre os dias 21 e 25 de março, o Hemorio recebeu mais de 2.700 candidatos à doação e aplicou 2.200 doses da vacina contra a febre amarela.
— O doador nos ajuda a salvar vidas e sai imune contra a febre amarela. Especialmente nesse período das férias, em que muitos viajam, é essencial que as pessoas que podem venham doar sangue – explicou o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.
O hemocentro tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O Hemorio também envia sangue, quando necessário, para outras cidades.
Informações ao doador
Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.
Para doar sangue
É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br)
A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br