1° Dia de Palestras para Técnicos e Tecnólogos JPR’2011
No dia 29 de Abril (Sexta) teve palestras para profissionais em técnicas radiológicas, assisti às aulas de: Sistema Digital com Écran com Imagem Plape (Écran de Fósforo) com o Mestre Aristides Negretti (SP), Estudo Radiológico do Tórax com o TR. André Siqueira (SP), Exames Contrastados no Paciente Pediátrico com o TNL. Domenico Antonio Donina Rodrigues (SP), Tecnologia de Equipamentos Híbridos em Medicina Nuclear – PET/CT – SPECT/CT com o Fís. Amaury de Castro R. e Silva Júnior (SP), Angiotomografia – Método do Momento com o TR. José Eduardo dos Reis Félix (MG), TC do Coração em Equipamento de 64 Canais com o TR Edvaldo Severo (RJ), Novas Tecnologias para o Diagnóstico das Doenças da Mama com a TR. Maria da Graça Tavares Magalhães (RJ) e Ética Profissional com a TR. Valdelice Teodoro (PR).
Tive a oportunidade de conversar com o Mestre Aristides Negretti e a TR. Valdelice Teodoro.
Mestre Aristides Negretti
Técnico em Radiologia
Diretor da BRAVOX
01- Qual a importância do profissional em técnicas radiológicas em vim a JPR?
De cara reencontrar os colegas e amigos, segundo se aprimorar assistindo as aulas e terceiro ver os lançamentos de novos aparelhos em radiologia, se puderem apresentar trabalhos científicos.
02- Como foi a regulamentação da profissão Técnico em Radiologia?
Demorou 20 anos já com a Federação das Associações dos Técnicos em Radiologia dos Estados do Brasil (FATREB) deste1966 lutando em pró da categoria até que o projeto que regulamente a lei 7.394, que foi sancionada pelo Excelentíssimo Sr. Presidente da República DR. José Sarney e pelo Excelentíssimo Sr. Ministro do Trabalho Dr. Almir Pazzianoto dia 29 de Outubro de 1985. O primeiro Projeto entregue protocolado no Ministério do Trabalho dia 28 de Novembro de 1985 por mim e pelo TR. Jair Pereira da Silva.
03-Como estão os profissionais de técnicas radiológicas hoje?
Hoje os Técnicos em Radiologia estão se aprimorando mais com Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, o único problema é no aumento de cursos técnicos e tecnológicos, profissionais com dois empregos e o salário que era de quatro salários mínimos profissionais que passou para dois salários profissionais.
TR. Vaderice Teodoro
Técnica em Radiologia
Especialista em Radioterapia
Presidente do CONTER
01- O que o profissional de técnicas radiológicas teve fazer para melhorar a categoria?
Ele pode ser mais ético, ter mais conhecimento cultural e científico.
02- Com esse avanço da tecnologia o profissional Auxiliar de Radiologia será extindo?
Extindo não vai ser, mas vai reduzir o mercado de trabalho.
03- Tem previsão que o Congresso Nacional das Técnicas Radiológicas no Estado do Rio de Janeiro?
Ainda não, mas convido a todos a irem no IV Congresso Nacional das Técnicas Radiológicas em Florianópolis-SC que será dia 28 a 30 de Outubro de 2011.