Blog

Seminário Tecnológico em Radiologia UNIGRANRIO

Seminário Tecnológico em Radiologia UNIGRANRIO

Estive no Seminário Tecnológico em Radiologia na UNIGRANRIO em Duque de Caxias-RJ realizado no dia 09 de abril de 2011 Sábado com palestras diversificadas e um ambiente democrático: palestrantes, Técnicos, Tecnólogos e estudantes. Tendo assuntos como Radiografia Industrial, Radiologia Digital versus Radiologia Computadorizada, Angio-TC, Ressonância Magnética e Procedimentos com Arco Cirúrgico.

Entrevistas com alguns palestrantes:

LEVI PAULINO
(Palestra sobre Manipulação de Workstation)
Tecnólogo em Radiologia da Clínica Emílio Amorim

O que o Técnico e Tecnólogo em Radiologia necessitam para trabalhar com Workstation?
Precisam de dedicação e conhecimento vascular.

Tem algum curso específico ou aprende na experiência?
Aprende com a experiência.

Trabalha-se com Workstation só em TC e RM?
Na Medicina Nuclear e no PET/CT também utilizam Workstation.

Algum cuidado em especial para o Aneurisma?
Cuidado nas medidas por causa da cirurgia.

FABIANO LADISLAU
(Palestra sobre Radiologia Computadorizada Versus Radiologia Digital)
Técnico em Radiologia do Centro Internacional SARAH de Neurorreabilitação e Neurociências
SARAH/Rio de Janeiro-RJ

Qual a diferença entre a Radiologia Digital e a Radiologia Computadorizada?
A Radiologia Computadorizada é caracterizada por utilizar um aparelho convencional de RX, onde são substituídos os filmes radiográficos dentro do chassis, por placas de fósforo foto sensível para gerar a imagem. A imagem fica gravada nessas placas, onde posteriormente é feita a leitura através um laser em um equipamento dedicado a isso.
A Radiologia Digital caracteriza-se por não possuir cassete (chassis) e sim toda a superfície da mesa de exame ser um receptor dessa imagem, por possuir em toda essa superfície uma placa fotossensível, convertendo diretamente essa imagem em digital e projetando em um monitor.

Essa Tecnologia está vindo com rapidez ao Estado do Rio de Janeiro ou apenas na Capital?
Por ser um grande centro está chegando com maior rapidez na capital, onde as grandes empresas privadas estão se atualizando com essa atualização, sendo que algumas já há possuem algum tempo. Porém, alguns hospitais federais estão se adaptando a essa tecnologia também.

Radiologia Digital é um curso extra ou pode ser incluído na grade de curso Técnico ou Tecnólogo?
Alguns cursos já utilizam essa disciplina em sua grade, porém, pode ser incluída normalmente numa grade. É importante ressaltar que não é necessário um curso extra específico, se o profissional tiver um conhecimento de inglês, informática e de como é processada essa imagem, nada o impede de exercer nesses equipamentos. É claro que um treinamento sempre é importante.

Nesse mundo globalizado a radiologia não ficou de fora, o domínio de informática, línguas estrangeiras e conhecimentos gerais são importantes para o profissional de técnicas radiológicas?
Com certeza sim. Pois a maioria, ou se não todos, os equipamentos utilizados na Radiologia (RM, TC, US, mamógrafos, dentre outros) são impostados de fora do país e utilizam em sua plataforma a língua inglesa, por isso a necessidade do conhecimento dessa língua. E por serem aparelhos computadorizados, a informática é de suma importância para sua aplicação.