Vigilância Sanitária abre inscrições para cursos de outubro
Aulas são para ambulantes, salões de beleza, asilos e manipuladores de alimentos de creches, escolas particulares e do comércio em geral
Estão abertas as inscrições para os cursos de outubro da Vigilância Sanitária voltados para ambulantes, profissionais de salões de beleza, asilos, manipuladores de alimentos de refeitórios, cantinas e lanchonetes de escolas e creches, bem como daqueles que trabalham em bares, restaurantes e padarias, dentre outros estabelecimentos que comercializam alimentos.
São 50 vagas em cada curso, que terá aula única de três horas. Os encontros, que têm o objetivo de prevenir riscos à saúde dos consumidores e trabalhadores, são gratuitos e serão realizados no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, na Lapa. No entanto, os cursos de salões de beleza serão realizados em auditórios localizados nas áreas das inspetorias regionais de fiscalização sanitária.
O curso para ambulantes será no próximo dia 31 e vai abordar noções básicas de higiene na manipulação de alimentos, a fim de alertar sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados por esses comerciantes e, assim, diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida. O conteúdo será aplicado numa aula de três horas, com distribuição de um certificado de participação individual. Para quem não puder comparecer, a Vigilância Sanitária disponibiliza outras datas: 28 de novembro e 12 de dezembro, e as inscrições devem ser feitas no começo de cada mês.
O curso para asilos será no dia 19 de outubro e vai abordar temas referentes às condições adequadas que o local deve manter, a fim de evitar riscos à saúde dos hóspedes. Já o curso para escolas e creches particulares será realizado nesta terça, dia 17, e vai abordar as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, que também será parte do conteúdo do curso para trabalhadores do comércio de alimentos em geral, a ser realizado nos dias 18 e 25.
O curso para salões de beleza será realizado no dia 30 de outubro e terá orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras. Serão cinco turmas neste dia, com capacidade de 40 pessoas cada.
Os interessados em participar dos cursos podem se informar pelo telefone (21) 2224-4606 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail geducavisa@gmail.com. Por esses canais também podem ser solicitadas mais informações.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc