Vigilância Sanitária realiza mais um curso para salões de beleza
Aula é gratuita e inscrições podem ser feitas pela internet
Na próxima segunda, dia 27, a Vigilância Sanitária vai promover mais um encontro com profissionais e proprietários de salões e institutos de beleza, para passar orientações sobre a prevenção de riscos à saúde nesses ambientes. Os participantes serão orientados sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, como limpeza, esterilização e descarte adequados; o uso de cosméticos regularizados, que tenham o número de registro ou de notificação da Anvisa; a limpeza e desinfecção do ambiente, com o uso de materiais específicos; bem como a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras.
No encontro também haverá orientações sobre a legalização dos estabelecimentos, a legislação em vigor e a saúde do trabalhador. São 50 vagas disponíveis para profissionais e proprietários, numa aula de três horas de duração, que vai acontecer no auditório da Vigilância Sanitária, das 9h às 12h.
A Vigilância Sanitária também promove outros cursos gratuitos, para prevenir riscos à saúde da população carioca, por meio da educação dos comerciantes de produtos e serviços relacionados às áreas de saúde e alimentos. No dia 30 de novembro, haverá curso gratuito para os proprietários e trabalhadores dos estúdios de tatuagem e piercing. A aula vai abordar a limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais, o uso de tintas regularizadas pela Anvisa, higienização do ambiente e a prevenção de doenças. O conteúdo é mostrado em apenas uma aula com 50 vagas.
Em novembro ainda acontece mais um curso para ambulantes, no dia 28, que tem o objetivo de orientar e alertar sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, a fim de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida. O conteúdo será aplicado numa aula de 3 horas, com distribuição de um certificado de participação individual. Todos cursos vão acontecer no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180 / 6º andar, no Centro.
Os interessados em participar podem se informar pelo telefone (21) 2224-4606 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail geducavisa@gmail.com.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc