Blog

Rio ganha unidade móvel para testagem rápida de AIDS, no projeto “Quero Saber”

Secretaria de Estado de Saúde é parceira desta ação que tem por objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico e o rápido tratamento de portadores do vírus-HIV

A Secretaria de Estado de Saúde (SES – RJ) participou nesta quarta-feira (27) do lançamento do trailer de testagem voluntária para o vírus HIV. É a segunda unidade móvel do Programa “Quero Fazer” no Rio de Janeiro, que além da capital carioca está presente em outras três cidades brasileiras: São Paulo, Brasília e Recife. O Projeto, coordenado pela Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH) – instituição financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) –  já vem acontecendo na sede do Grupo Arco Íris, desde 2011. Em 2012 foram realizadas 938 testes no Rio de Janeiro. Desde o início do programa, 15.237 testes foram feitos nas quatro cidades de atuação.  Dois locais foram escolhidos para atuação do novo trailer, que será à noite: Madureira e Lapa. A ideia é que as ações aconteçam duas vezes por semana.

Capacitação – Parceira e idealizadora do Projeto, a Secretaria de Saúde, através da Gerência Estadual de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados contribuiu com a capacitação dos profissionais. A equipe de 10 pessoas que irá atuar na unidade móvel passou por treinamento em fevereiro, onde foram apresentados e debatidos o objetivo do projeto; o perfil do público-alvo; o viver e conviver com HIV/Aids e o correto encaminhamento de casos de diagnóstico positivo.

Representando o secretário Sérgio Côrtes no evento, a subsecretária de Vigilância Sanitária do Estado, Helen Miyamoto, falou sobre o trabalho e a expectativa de expandir a ação para outras cidades.

– Temos uma equipe que une esforços para fazer a diferença. O trailer talvez seja a principal estratégia de mostrar nossa intenção de melhorar cada vez mais a atenção básica em saúde. Queremos atender de forma humanizada para que a população possa se beneficiar e colaborar no enfrentamento da Aids no estado. Não queremos ficar apenas na cidade do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é atingir outros municípios, este é o papel da Secretaria de Estado de Saúde, a integração entre os municípios em prol do sucesso dessas ações – destaca Hellen Miyamoto.

Estatísticas – Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados em novembro de 2012, estima-se que o Brasil tenha 530 mil pessoas vivendo com HIV/Aids, sendo 432 mil deles entre 15 e 49 anos de idade e outras 255 mil são soropositivas, porém não têm conhecimento da sua sorologia.  No estado do Rio de Janeiro, foram registrados 91.034 casos de AIDS, no período entre 2000 e 2012.

Também participaram do evento representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br