Vigilância Sanitária abre vagas em Programa de Residência
Curso é voltado para médicos veterinários
Nesta sexta, dia 02, a Vigilância Sanitária abre inscrições para o processo seletivo do Programa deResidência Profissional em Medicina Veterinária, para atuação no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e no Laboratório Municipal de Saúde Pública – LASP –, ambos localizados em São Cristovão, e no Centro de Controle de Zoonoses, localizado em Santa Cruz. São 10 vagas disponíveis e os residentes vão receber uma bolsa de R$ 3.330,00.
O programa tem a duração de 2 anos, com carga horária de 60 horas semanais. Podem se inscrever médicos veterinários formados, sem limite de idade ou tempo de graduação. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcursos, de hoje até o dia 5 de março de 2018. O edital também está no site da Vigilância Sanitária, no endereço www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria.
A residência é um curso de pós-graduação credenciado pelo Ministério da Educação e oferecido exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio, sem vinculação a instituições de ensino. O conhecimento será repassado por técnicos altamente qualificados, que são mestres e doutores nas áreas de atuação, que são Saúde Pública com ênfase em zoonoses, arboviroses e controle populacional de cães; Patologia animal; Inspeção e análises físico-química e microbiológica de alimentos; Clínica médica de animais de companhia e Clínica cirúrgica de animal de companhia; e Vigilância e controle de zoonoses.
O Instituto Jorge Vaitsman hoje é referência para a vigilância em zoonoses no Brasil, que são as doenças que os animais transmitem aos humanos. É uma instituição centenária, que iniciou suas atividades no diagnóstico dessas doenças e hoje conta com atendimento clínico e cirúrgico de animais domésticos, projetos para adoção, posse responsável e castração gratuita de cães e gatos, visando o controle das zoonoses, diminuição da população de animais abandonados no município. Também há o cemitério e crematórios que permitem uma destinação adequada a carcaças dos animais da população e das clínicas do município.
O LASP fica localizado na mesma área que o instituto e também trabalha a prevenção das doenças transmitidas por animais, por meio dos laboratórios de zoonoses, entre eles o de virologia, que é o único que faz sorologia de raiva humana no estado do Rio, e o laboratório de anatomia patológica, que recebe os cadáveres de primatas para necropsia e, assim, contribuir com o diagnóstico de febre amarela no município e no estado. Além dos laboratórios de zoonoses, o LASP possui diversos laboratórios de análises de água e alimentos que auxiliam as ações de vigilância e fiscalização sanitária no município do Rio.
Já o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ – atende a demandas solicitadas pela Central de Atendimento 1746, por meio de inspeções sanitárias de criações de animais, em estabelecimentos médicos veterinários e que comercializam animais e produtos médicos veterinários, em eventos com animais, assim como inspeção para verificar infestação de insetos, roedores, pombos, morcegos e animais peçonhentos.
O CCZ também promove vacinação antirrábica animal em campanhas e em postos permanentes de vacinação, resgate de cães e gatos suspeitos de zoonoses ou feridos em áreas públicas, resgate de animais de grande porte em vias públicas sob risco de acidentes de trânsito, e educação em Saúde.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc